Brusque está entre as 12 cidades com maior índice de HIV em SC

Os foliões que se preparam para pular o Carnaval deste ano já podem ir até a unidade de saúde mais próxima de casa para buscar, gratuitamente, camisinhas masculinas e femininas. O Ministério da Saúde já começou a distribuir os 128,6 milhões de preservativos adquiridos para garantir a proteção de quem participa da festa. Até o início do período de Carnaval todos os estados do país estarão abastecidos. São 125,1 milhões de camisinhas masculinas e 3,4 milhões femininas, além de 8,9 milhões de unidades de gel lubrificante.

Quando se trata de saúde pública, o preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Aqui em Brusque não é diferente. Independente de participar ou não da folia de carnaval, a prevenção contra doença ainda é o melhor remédio, conforme explica Camila Gili, farmacêutica do Serviço de Assistência Especializado do município.

“Hoje disponibilizamos os testes rápidos para identificar a doença no paciente em todas as Unidades Básicas de Saúde, e se a pessoa tiver receio, medo, também existe um meio de realizar o teste em casa. Mas o importante é buscar saber. Os preservativos também são oferecidos gratuitamente é só vir buscar.”

Brusque está entre as doze cidades do estado com maior índice do vírus HIV. A orientação é que independente de se ter um parceiro fixo, ou seja, uma relação estável, se faça periodicamente o exame capaz de identificar a presença ou não do vírus.

“Pelo menos uma vez por ano, todas as pessoas que têm relação sexual deveriam realizar o teste rápido, enfatiza a enfermeira do SAE.”

As infecções transmitidas por relação sexual são causadas por mais de 30 vírus e bactérias através do contato, sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. Desta forma, abrir mão do uso do preservativo nas relações expõe a pessoa e os parceiros com as quais ela se relaciona. Por isso, o Ministério da Saúde reforça constantemente a necessidade de proteção, incentivando o uso de camisinha, principalmente durante o Carnaval.

Com o avanço da medicina, hoje as pessoas infectadas pelo vírus do HIV que realizam o tratamento de forma correta já não transmite mais a doença para outras pessoas. Os conhecidos coquetéis mudaram, o paciente toma no máximo dois comprimidos diários e podem viver tranquilamente com a mesma expectativa de vida de uma pessoa não portadora.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Prefeitura de Brusque deve finalizar 2020 com aumento de mais de 20% de vagas nas creches

De janeiro de 2017 até o início de 2020 a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria da Educação, já criou 928 novas vagas nas creches do município. O número representa um incremento de mais de 15%. Em 2015, o município atendia 5.695 crianças. O número este ano já chega a 6.623 e deve alcançar a marca de 7.223 até o fim de 2020, com a criação de mais 600 vagas. Destas, 200 serão...
Continuar lendo...

PM em SC realiza operação de combate ao comércio ilegal

A Polícia Militar realizou uma operação de combate ao comércio ilegal e apreensão de materiais de origem ilícita entre quinta e sexta-feira (14) em 693 comércios e bares de Santa Catarina. Além de equipamentos e armas, foram apreendidas mais de 16,2 mil carteiras de cigarros, o que corresponde a aproximadamente R$ 97,2 mil, de acordo com o levantamento da corporação. A ação foi realizada entre as 13h de...
Continuar lendo...

Polícia Civil emite nota sobre o caso dos adolescentes que jogaram uma gata no rio, em Brusque

A Polícia Civil de Brusque emitiu uma nota na noite deste domingo (16) sobre as imagens que viralizaram nas redes sociais, onde um grupo de jovens joga uma gata em um local que parece um rio na região do Bairro São Luiz, em Brusque. O animal seria uma fêmea e estaria prenha. A informação é de que eles teriam colocado bebida alcoólica na boca do animal antes de atirá-lo na água, enquanto riam da...
Continuar lendo...