Dengue: Brusque já tem 253 focos do mosquito transmissor

Na manhã desta sexta-feira (14) em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, Alícia Maria de Andrade Fagundes, diretora de Vigilância em Saúde em Brusque, e Letícia Figueiredo, coordenadora do Programa de Endemias, informaram que Brusque neste ano de 2020 já soma sete casos de pacientes doentes que contraíram a dengue em outros estados e nenhum caso de autóctone.

Conforme Letícia Figueiredo no município já são 253 focos positivos, ou seja, um número superior em equiparação ao ano de 2019. Na última semana foi confirmado um caso de dengue no bairro Nova Brasília, sendo necessário ser realizado um trabalho diferenciado pela Vigilância naquela comunidade, com a utilização de um inseticida não tóxico em que a aplicação é feita em um raio de 150 metros. Os agentes de endemias em Brusque que eram em 10 no passado, agora são 30 pessoas trabalhando na fiscalização.

Apesar do caso de dengue confirmado no Nova Brasília a realidade atual é bem diferente. Aquele bairro hoje tem 10 focos, enquanto que no Santa Terezinha, existem 39 focos positivos. Em 2019 Brusque teve 406 focos e neste ano de 2020 já somam 253 focos em poucas semanas, o que traz uma atenção que este número poderá ser bem maior do que o registrado em 2019. Ainda de acordo com Figueiredo, focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti está presente na maioria dos bairros do município, e citou alguns locais que no passado não tiveram registro de focos e que agora surgiram, Águas Claras, Azambuja, Santa Luzia, e Maluche.

Alícia Maria de Andrade Fagundes, diretora de Vigilância em Saúde reforça que a população brusquense tem um papel importante no auxílio do combate ao mosquito transmissor, e deve continuar fazendo sua parte, e enfatiza que, só com ações de coletividade é que a dengue será vencida. Fagundes informou que hoje a equipe de endemias conta com um equipamento importantíssimo que é um Drone, utilizado para visualizar locais de difícil acesso, como calhas de residências, por exemplo.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões