Saúde confirma caso de Dengue no Nova Brasília

Na segunda-feira (10) o Programa de Endemias vai realizar o bloqueio de transmissão da Dengue no bairro Nova Brasília. A atividade de controle vetorial, por meio da aplicação de inseticida, é necessária devido ao caso positivo de dengue confirmado no bairro nesta semana.

“A aplicação é realizada neste momento, porque o paciente reside no bairro considerado infestado pelo mosquito Aedes Aegypti. Então, para evitar a propagação do vetor, o Estado determina que seja utilizado inseticida”, explica a Coordenador do Programa de Combate a Endemias, Letícia Figueredo.

De acordo com ela, o produto é usado com bomba intercostal (não é o fumacê com carro) e a aplicação é feita em um raio de 150 metros. “Na manhã de sexta-feira (7), os agentes de endemias já passaram nas residências que abrangem essa área, para informar os moradores que no dia da aplicação eles devem deixar as residências abertas e não ficar próximo a aplicação do inseticida. Quem tiver animal de estimação deve deixá-lo com um parente ou em outro local fora desse raio, para evitar qualquer intoxicação”, destaca.

Letícia comenta ainda, que trata-se de um inseticida não tóxico, mas por precaução a orientação é que ninguém esteja próximo aos locais onde será aplicado. O trabalho inicia às 7h30 com condições climáticas favoráveis, para que não haja desperdício de material e seja um trabalho eficiente. Em caso de chuva o trabalho será reagendado pelo Estado.

Aulas suspensas e Sala de Situação

Para garantir a segurança dos alunos, não haverá aulas na segunda-feira (10) na Escola de Ensino Fundamental e no Centro de Educação Infantil Nova Brasília. A direção da escola e a Secretária de Educação já foram notificadas da ação.  Já no período da tarde, as 13h30min, será instalado oficialmente a Sala de Situação, que é uma espécie de gabinete para gerenciar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. No grupo, além de gestores e técnicos da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, haverá a participação de representantes de outras organismos municipais, além de outras entidades da Segurança Pública e do Ministério Público. Durante o encontro serão apresentando e atualizado os casos de dengue já notificados em Brusque.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Rompimento acidental deixa vários bairros sem água

A Prefeitura de Brusque, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae) comunica que não haverá abastecimento de água nesta segunda-feira (10) nos bairros Santa Rita, Santa Terezinha, Limeira, Limoeiro, Nova Brasília, Volta Grande e adjacências. A interrupção do abastecimento deve-se ao rompimento acidental, no final desta manhã, de uma rede adutora de 400 milímetros, durante a...
Continuar lendo...

Comitiva de alemães conhece como funcionam educação e saúde públicas em Guabiruba

Uma comitiva de alemães das cidades de Karlsdorf-Neuthard e Karlsruhe está visitando a região para participar de eventos realizados pelo projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima. Na manhã desta sexta-feira (21) parte da agenda foi em Guabiruba. Depois das boas-vindas no Salão Nobre, o grupo, acompanhado do prefeito Matias Kohler, do vice Valmir Zirke e servidores municipais, a comitiva participou da inauguração da Estação...
Continuar lendo...

Sinseb: assembleia define 37 clausulas

Na última semana, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque (Sinseb) esteve realizando uma assembleia com a categoria na Câmara Municipal de Brusque. O presidente do sindicato, Orlando Soares Filho, disse que no encontro foram tiradas 37 clausulas que serão apresentadas para a prefeitura de Brusque, sendo distribuídas entre econômicas, sociais e históricas. Na última sexta-feira (14) ocorreu a primeira reunião de...
Continuar lendo...