Presidente do CMDCA fala sobre a função do conselho e o início da gestão

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Kevin Willian Siqueira dos Santos,  servidor de carreira da Secretaria de Assistência Social há mais de cinco anos, afirma que está preparado para conduzir o Conselho da melhor forma. A cerimônia de posse foi realizada em 28 de janeiro, no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Na ocasião, também foram empossados: a vice-presidente, Flávia Domingues e o secretário eleito Rafael Scheibel de Andrade. 

De acordo com Santos, a função do Conselho é formular a política municipal da promoção e garantir os direitos da criança e do adolescente, definindo prioridades e controlando as ações de execução governamentais e não governamentais. 

“Além disso, precisamos zelar pelo fiel cumprimento das exposições contidas na Constituição Federal, Estadual e na Lei Orgânica do município. Estimular, incentivar, mover, a adequação do quadro funcional, a capacitação, qualificação permanente dos servidores e serviços de instituições governamentais e não governamentais envolvidas no atendimento à família, à criança e ao adolescente”, explica.

O CMDCA também tem o dever de incentivar e apoiar a realização de eventos, seminários, estudos e pesquisas no campo da promoção, controle, orientação, proteção, defesa e a garantia dos direitos da criança e do adolescente, propor incentivar o acompanhamento, a implantação de realização de programas de prevenção, atenção psicossocial, destinados à crianças e adolescentes vítimas de negligência, maus tratos e agressão, bem como aos usuários de drogas. 

O presidente afirma que a comunidade pode esperar da atual gestão do Conselho a garantia de absoluta prioridade dos direitos da criança e do adolescente, que são primazia de receber proteção e socorro em qualquer circunstâncias, a precedência  de atendimento em serviços públicos ou de relevância pública, preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas, destinação de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e a juventude.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Tentativa de homicídio deixa três feridos em Tijucas

Na madrugada deste domingo, o que começou como uma noite tranquila, se tornou cena caótica em Tijucas. A Polícia foi acionada para atender ocorrência de perturbação do trabalho ou sossego alheio no local, onde havia algazarra e som alto. No entanto, ao chegar ao local, o crime foi considerado tentativa de homicídio. No estabelecimento, diversos veículos estavam danificados na frente do local. As pessoas do...
Continuar lendo...

OAB pede que prazos de tributos municipais de Brusque, Guabiruba e Botuverá sejam revistos

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Brusque, entrou com pedido para que as prefeituras de Brusque, Guabiruba e Botuverá alterem o calendário de cobranças de alguns tributos municipais. O motivo é a situação que vive o país e o mundo, bem com estas cidades, quanto ao Covid-19 (Cotonavírus). O pedido é para que os prazos de pagamentos de impostos com IPTU, ISSQN, entre outros, seja ampliado. De acordo com...
Continuar lendo...

Calendário completo dos próximos pagamentos do auxílio emergencial

Portaria publicada na edição de do dia 17 de julho do Diário Oficial da União definiu o calendário para novos pagamentos do auxílio emergencial. De acordo com a portaria, o público beneficiário do auxílio emergencial passava a receber conforme ciclos de créditos em poupança social digital da Caixa. Os saques em espécie ou transferências também seguirão...
Continuar lendo...