Manifesto cobra pagamento de reajuste no piso dos professores

Um grupo de professores esteve na sessão de ontem, terça-feira (4), da Câmara Municipal de Brusque. Eles fizeram um manifesto, cobrando apoio dos vereadores para que a Prefeitura pague o valor anunciado pelo governo federal de 12,84% no piso salarial dos professores.

Ação semelhante já havia sido realizada na última quinta-feira (30), dentro da própria Prefeitura. Eles pedem que o percentual seja repassado imediatamente na folha. Pedido este reforçado através de cartazes e faixas durante a sessão ordinária.

Na tribuna, todos os vereadores que se manifestaram apoiaram o pleito. Na visão deles, é direito da categoria e o Executivo precisa cumprir com o que foi definido pelo governo federal. Na semana passada, o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou, juntamente com o ministro da Educação, Abraham Weitraub, o aumento no valor do piso dos professores da educação básica. O montante passará de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.

Ontem, durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sinseb), Orlando Soares Filho, disse que a manifestação dos professores não seguiu o rito habitual e foi espontânea, sem a participação da entidade, que, legalmente, é quem negocia com a Prefeitura.

Ele disse que um grupo de WhatsApp foi criado com o objetivo de tratar da manifestação, espaço no qual incluíram seu número e de outros diretores do sindicato. Porém, considerou o ato de cunho político-partidário, devido a presença de pessoas ligadas a partidos políticos e que não integram o quadro da educação, além de familiares dos organizadores do protesto.

Ainda segundo Orlando, as tratativas sobre o pagamento do percentual de reajuste nos valores do piso serão feitas durante a negociação coletiva entre o sindicato e a Prefeitura, que já teve até reunião realizada na última semana.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Jersinho Testoni: “Sem dúvidas a emoção tomou conta”

O Brusque FC pela segunda vez na história avança para a segunda fase da Copa do Brasil. O time do técnico, Jerson Testoni, o Jersinho, venceu por 2 a 1 o Sport do Recife na noite desta quarta-feira (12). Após o jogo, Jersinho avaliou o jogo. A palavra da noite foi emoção. Conforme Testoni, o grupo está feliz, mas ciente dos grandes desafios que terá em 2020. “Sem dúvidas a emoção tomou conta. No...
Continuar lendo...

VÍDEO: pai filma quando entrega filho à polícia de Brusque por ato contra gata jogada no rio

O pai de um dos jovens que atirou uma gata no rio na noite deste sábado (16), em Brusque, gravou um vídeo entregando o menor à polícia. Nas imagens, ele afirma que o filho não foi quem atirou o animal na água, mas que vai ter que arcar com as consequências do ato. O homem retira o filho do carro, desfere tapas nele, ao mesmo tempo em que pede desculpas às pessoas pelo que o rapaz fez e indaga se essa foi a educação que...
Continuar lendo...

Santa Catarina tem dois casos confirmados de febre amarela

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirma o segundo caso de febre amarela em humano neste ano. O paciente está internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, unidade referência de infectologia em Santa Catarina. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) confirmou o diagnóstico para a doença no último domingo, dia 2. O homem de 40 anos é morador de Jaraguá do Sul, no Planalto Norte do estado,...
Continuar lendo...