Guabirubense que mora na China fala sobre o coronavírus

O coronavírus, tem se tornado notícia no mundo, principalmente na China onde surgiu o vírus. Ele foi chamado de 2019-nCoV, uma sigla em inglês para o ano em que ele surgiu, "n", de novo, e "CoV", de coronavírus. Ele causa febre, tosse, falta de ar e dificuldade para respirar, problemas gástricos e diarreia. Se não tratado pode levar a morte. Ana Cristina Nasguewitz, 32 anos, natural de Guabiruba que atualmente mora em Hohhot, Província Inner Mongolia na China e que recentemente foi notícia na Rádio Cidade por ter conquistado um prêmio na área de educação, conversou mais uma vez com a nossa reportagem e falou sobre a situação do vírus onde ela mora. Confira:  

Rádio Cidade: Qual é a situação no momento no local onde você mora?

Ana: Eu moro a cerca de 1300km de Wuhan, cidade foco do vírus, algo parecido com a distância de Florianópolis ao Rio de Janeiro. A situação ainda não é de tanto pânico aqui na minha cidade, temos dois infectados, e na Província, são 18 pessoas infectadas.

Rádio Cidade: Quais estão sendo as recomendações?

Ana: As recomendações do Governo são para que as pessoas fiquem em casa, porque é um vírus que transmite muito fácil, então é melhor que as pessoas fiquem isoladas. Claro que pode sair, não é obrigado ficar em casa, mas a indicação é que se se saia em caso de necessidade e ao sair usar máscara.

Rádio Cidade: Em questão de saúde, o que está sendo feito?

Ana: Quando diagnostica a pessoa é tratada pelo médicos, são medicamentos que existem. É feito o tratamento e algumas pessoas se recuperam. É como se fosse um gripe e que se não trata evoluiu para pneumonia e ai pode acabar levando a morte.

Rádio Cidade: Como tem sido a rotina de vocês? Na Escola, no teu trabalho?

Ana: Estamos mais em casa, realmente estamos evitando sair, vamos ao supermercado, para comprar mantimentos. As aulas na escola onde eu trabalho estão canceladas a recomendação é para voltarmos as aulas no dia 29 de fevereiro.

Rádio Cidade: Muitas informações falsas e desencontradas?

Ana: Sim. Recomendo que as pessoas se atentem para a fonte da notícia, pois essa disseminação de notícias falsas só aumenta o pavor das pessoas

Rádio Cidade: Atualização da situação:

Ana: Atualmente no país são 7.711 infectados, 170 mortos e 124 pessoas recuperadas. Pelo número de pessoas infectadas e os casos de morte percebemos que não é algo alarmante, mas que necessita uma atenção e seguir as recomendações do governo. Ainda é um momento muito incerto, não sabemos se isso passará, se piorará. Relatei a situação da minha cidade. O que podemos constatar é um trabalho incessantemente do Governo na busca de conter esse vírus. Finalizando Ana disponibilizou o seu Instagran para informações @ana.nasguewitz

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

SC registra mais um caso suspeito de coronavírus

Santa Catarina registrou mais um caso suspeito de coronavírus. A informação foi confirmada no relatório deste sábado divulgado pelo Ministério da Saúde. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC), trata-se do caso de um morador de Rio do Sul, de 35 anos. Ele ficou um mês na China, passando pelas cidades de Pequim e Xangai. O homem retornou ao Brasil no último dia 26 e procurou atendimento...
Continuar lendo...

Homem teve fratura exposta em acidente

Corpo de Bombeiros atendeu um acidente trânsito na noite deste sábado (1) por volta das 21h23 no bairro Steffen em Brusque. A batida envolveu um veículo Renault Sandero e uma motocicleta Honda Bross. O condutor da moto de 25 anos, teve escoriações na face e fratura exposta na perna, consciente e orientado, com sinais vitais estáveis, ele foi encaminhado ao Hospital Azambuja. A motorista do carro, uma mulher de 42 anos não se feriu.  
Continuar lendo...

Sintrivest promoverá evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Como forma de valorizar todas as mulheres pela importância que têm em todos os espaços da sociedade mundial, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest Brusque) promove, no dia 7 de março, evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Brusque, Dra. Cristiana Melo Martiniuk Guerios, abordará o tema ‘A mulher...
Continuar lendo...