Procon orienta sobre compra de material escolar

Volta às aulas, pais aflitos. Depois das festas de fim de ano é hora das preocupações com a aquisição de material escolar, uniforme e transporte.

Nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Evite comprar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados, conforme ressalta o diretor do Procon em Brusque Volnei Montibeller, “esses produtos além de mais caros, tem a mesma função que o material e qualidade que os sem marcas específicas”.

Antes de sair às compras, verifique quais os itens que restaram do período letivo anterior e avalie a possibilidade de reaproveitá-los. Em seguida, faça uma pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos. A orientação do Procon, é que os pais pesquisem em pelo menos quatro lojas diferentes e não comprem todo material no mesmo local.

Algumas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades, portanto, sempre que possível, reúna um grupo de consumidores e discuta sobre essa possibilidade com os estabelecimentos.

Fique de olho nas embalagens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, que devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor.  

Uma outra opção é a compra pela internet desde que o site seja seguro.

Outro aviso importante aos consumidores é referente a nota fiscal, que deve ser fornecida pelo vendedor. Em caso de problemas com a mercadoria é necessário apresentá-la, portanto, exija sempre este documento. Se os produtos adquiridos apresentarem algum problema, mesmo que estes sejam importados, o consumidor tem seus direitos resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor. O prazos para reclamar é de 30 dias para produtos não duráveis e de 90 dias para os duráveis.

Compras em ambulantes e camelôs devem ser evitadas. Apesar do preço ser mais em conta, eles não fornecem nota fiscal, o que pode dificultar a troca ou assistência do produto se houver necessidade. 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões