Brusque recebe 490 doses da pentavalente

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Vigilância em Saúde, comunica que retoma nesta segunda-feira (20) a aplicação da vacina pentavalente. A prioridade serão crianças que ainda não receberam nenhuma dose. Por ser um pequeno quantitativo, 49 frascos com 10 doses cada, apenas algumas Unidades Básicas de Saúde irão aplicar. Maluche, Dom Joaquim, Limeira, São Luiz, Paquetá, Santa Rita e Steffen, além da Policlínica Central.

A pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. As crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida. Os reforços são feitos com um ano e três meses e, aos quatro anos, com a DTP.

A prefeitura de Brusque esclarece ainda que todas as vacinas, são distribuídas pelo Governo Federal, que repassa aos Estados e por sua vez, distribui aos municípios. A falta da pentavalente vem sendo registrada em todo o Brasil desde novembro. A expectativa é que nas próximas semanas, novos lotes cheguem a Santa Catarina, para que então, a situação seja normalizada.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões