Parceria entre Samu e Bombeiros visa um melhor atendimento para a comunidade

O secretário da saúde Humberto Fornari e o capitão dos Bombeiros Jascon Luiz Souza concederam uma entrevista coletiva para falar sobre a parceria entre Bombeiros e O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles receberam a imprensa na tarde de quinta-feira (16) no quartel dos Bombeiros no bairro Águas Claras.

Humberto explica que no final do ano de 2019, em dezembro, o vice-prefeito, na época, prefeito em exercício, Ari Vequi, assinou um decreto dessa parceria. “Sabemos que por demanda da ambulância, para reparo, enquanto isso a equipe ficava ociosa, e a população precisando de atendimento e pensamos em mudar essa situação com a parceria, assim a equipe poderá integrar o trabalho com os Bombeiros”, afirmou ele.

Com a parceria, Humberto salienta que o apoio será caso necessário na parte estrutural, onde a equipe do Samu utilizaria as viaturas dos Bombeiros ou então, caso isso não seja possível no momento, a equipe da Samu irá atuar junto a dos bombeiros, fazendo uma integração. De acordo com Humberto o Samu realiza cerca de 300 chamados por mês, destes 30% são graves e até gravíssimos.

O capitão Jacson, destaca que essa integração trará benefício para a comunidade. “As equipes estão juntas, fisicamente também, então não teremos mais redundância no atendimento, sendo o objetivo maior disso tudo atender a população da melhor forma”, afirmou ele.

Sobre para onde ligar em caso de urgência o capitão explicou que o mais importante é o repasse nas informações. “A pessoa que entrar em contato, precisa ter calma, sabemos que muitas vezes a situação altera o comportamento, mas é preciso tranquilidade para explicar o que está acontecendo, com isso a central, vai acionar, seja Bombeiros ou o Samu para que o atendimento seja mais preciso, para que posamos entender o que é necessário para atender essa ocorrência”, frisou Jacson.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões