Sancionada lei que libera despachantes para emitir documentos de veículos

Na sexta-feira (3), o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, sancionou a lei que regulamenta a emissão do Certificado de Registro de Veículos (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) por serviços de despachante.

A sanção do Projeto de Lei (PL) 221/2019 garante mais segurança jurídica ao trabalho realizado pelos despachantes em todo o estado, segundo o governo. A medida foi comemorada, inclusive, pela Associação dos Despachantes Oficiais do Estado de Santa Catarina (Adotesc).

Para o Departamento de Trânsito (Detran), a  regulamentação dará mais opções aos catarinenses na hora de emitir o documento.

Segundo a nova regra, fica vedado o credenciamento de pessoas jurídicas que atuem na compra e venda de veículos, vistoria e inspeção veicular, financiamento, análise de crédito e venda de informações e fabricantes, além de estampadores de placas de identificação veicular.

O número de credenciados deve variar de acordo com a quantidade de veículos em cada município.

A lei é fruto de projeto de autoria da deputada estadual Ana Paula da Silva (PDT), a Paulinha, aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado.

Fonte: Secom Rádio SC

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões