Reabertura da Ponte Hercílio Luz atrai 50 mil pessoas nesta segunda-feira

Assim como naquela tarde de 13 de maio de 1926, quando foi aberta ao tráfego pela primeira vez, a Ponte Hercílio Luz voltou a ser o centro das atenções na segunda-feira (30). O monumento mais emblemático de Santa Catarina está novamente acessível para cidadãos e visitantes, após 28 anos de interdição total. Obra de arquitetura única, a restauração do cartão-postal chegou ao ápice nesta manhã, com a reabertura da estrutura, quando uma multidão de cerca de 50 mil pessoas atravessou a ligação mais antiga entre Ilha e Continente.

Por volta das 11h, quando o acesso foi liberado, milhares de pessoas puderam ocupar a estrutura, em um momento emocionante. Anfitrião do ato de reabertura, o governador Carlos Moisés destaca que, mais do que ajudar na mobilidade urbana da região da Capital, o retorno da Hercílio Luz representa um aumento da autoestima da população do estado, que finalmente sentirá o benefício de uma obra que se arrastou por anos a fio.

“Eu sinto um orgulho imenso de fazer essa reentrega de um monumento tão admirado não apenas no nosso estado, mas em todo o Brasil. Essa entrega não é uma obra deste Governo ou das gestões anteriores. Essa é uma obra do povo catarinense. Assim como eu, diversos moradores cresceram atravessando essa ponte, que representa Santa Catarina. O papel dessa estrutura vai além da mobilidade. A Hercílio Luz é um símbolo que hoje retorna à população e vai ajudar e muito nos deslocamentos entre a Ilha e o Continente”, destaca o governador.

Desde o início desta gestão, uma série de entraves burocráticos foram vencidos para entregar a Ponte Hercílio Luz dentro do prazo estabelecido pelo governador quando assumiu o Governo do Estado. Cerca de 30% da obra será executada em 15 meses, num ritmo mais rápido do que nos anos anteriores.

Embora já seja possível passear pela estrutura, o desenho original da Velha Senhora só retornará em sua totalidade em março de 2020, quando termina o contrato com a empresa portuguesa Teixeira Duarte, responsável pelos trabalhos. Até lá, serão retirados os suportes inferiores, que se transformarão em kits de transposição – pequenas pontes de até 12 metros a serem instaladas no interior do estado.

Para comemorar a reabertura, o Governo do Estado promove sete dias de eventos esportivos, gastronômicos e culturais. Durante a semana, pedestres e ciclistas poderão circular pelo monumento e aproveitar as atrações gratuitas. A cerimônia de abertura ainda teve o desfile de 172 veículos antigos, que passaram por cima da Ponte, puxados pelo Fusca do governador.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de Santa Catarina

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Homem de 26 anos morre em acidente

Grave acidente no início da noite de hoje (4), fez uma vítima fatal. A batida aconteceu na Serra da Vila Itoupava em Blumenau e envolveu um carro, um caminhão e uma motocicleta. O motorista de um veículo Celta derrapou na pista por causa da chuva, perdeu o controle do carro e bateu na lateral de um caminhão que vinha no sentido contrário. O homem que conduzia o Celta, Fernando Bonet Capelli de 26 anos, ficou preso entre as ferragens e acabou...
Continuar lendo...

Oitava morte por coronavírus é registrada em Santa Catarina

No início da tarde deste sábado (4), foi confirmada a primeira morte por coronavírus em Itajaí. A mulher de 53 anos faleceu por volta das 11h no Hospital Marieta Konder Bornhausen por volta das 11 horas. Apesar de estar internada desde o dia 23 de março, o resultado positivo para o vírus COVID-19 veio apenas nesta tarde. A vítima pertencia ao grupo de risco, pois sofria com hipertensão, diabetes, asma e obesidade. Em Itajaí...
Continuar lendo...

Caminhoneiros vão ter prioridade em campanha de vacinação contra gripe

Caminhoneiros e portuários serão o próximo foco da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país, assim que a agenda para idosos e profissionais de saúde for encerrada, conforme anunciou na segunda-feira (30) o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, durante coletiva de imprensa com ministros do Estado. O ministro falou da campanha do Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte...
Continuar lendo...