Prefeitura encaminha soluções para projetos da parceria com a Alemanha

Durante a última semana, antes do início das férias coletivas dos servidores, a Prefeitura de Brusque deu importantes encaminhamentos para solucionar pendências em três projetos que fazem parte do convênio “50 Parcerias pelo Clima”, que possuem recursos de Brusque e do Distrito de Karlsruhe, na Alemanha. Em novembro, uma equipe técnica multidisciplinar de servidores foi estruturada na forma de Grupo de Trabalho para buscar resolver estes problemas com a maior celeridade possível. A primeira e mais urgente pendência se refere aos problemas identificados nas estações de compartilhamento de bicicletas, o BBike. 

Ainda no período de testes, foram identificados problemas mecânicos e elétricos, que poderiam colocar em risco os usuários, além da estrutura da estação e das próprias bicicletas serem muito frágeis. Diante disso, a Prefeitura oficiou a empresa Bike Fácil, de Curitiba (PR), apresentando todos os pontos críticos do projeto.

“Em uma reunião ocorrida no último dia 19 de dezembro, entre a equipe técnica e proprietário da empresa, acordou-se que até o início da segunda quinzena de janeiro a empresa irá apresentar os projetos dentro das expectativas do município. Após isso, será confeccionado um protótipo que será testado e, caso aprovado, todas as estações serão substituídas pelos novos modelos”, ressalta André Vechi, diretor da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica.

Outra demanda ao qual se buscou encaminhar solução foi referente às estações inteligentes Smight e das luminárias LED. Estes itens foram adquiridos pelos alemães e enviados à Brusque em uma parceria com a UNIFEBE. Acontece que a empresa alemã não capacitou e nem indicou assistência técnica no Brasil para a operação e manutenção do software e dos componentes destes itens. 

Diante disso, o Grupo de Trabalho elaborou um documento que está em fase final de tradução e irá oficiar a empresa alemã para que, no prazo de até 30 dias, seja apresentado uma proposta para solucionar os problemas identificados. O último projeto se trata da estação de novas coberturas com painéis fotovoltaicos nas estações restantes do sistema de compartilhamento de bicicletas (BBike). Atualmente, as estações da praça Sesquicentenário e da UNIFEBE já possuem cobertura. A Prefeitura irá licitar no início de 2020 os painéis e estrutura para as três estações restantes: a do Shopping River Mall, do Terminal Urbano, e a do Centro Empresarial.

Segundo André Vechi, a expectativa é que caso tudo ocorra dentro do prazo, e que todas as soluções sejam implementadas até abril. “Pelo fato de envolver contato com o governo alemão, com prazo para devolutivas, e a necessidade de realização de novas reuniões e inclusive de licitação, estimamos que até o final do primeiro quadrimestre todas as soluções estejam implantadas, caso não ocorra nenhum imprevisto”.

O Diretor destaca, ainda, que a alta burocracia prevista na lei de licitações (Lei 8666/93), e os processos internos do convênio com os alemães, é o que impede que as soluções sejam efetivadas em prazo menor. “Se fosse na iniciativa privada todos estes problemas seriam resolvidos em menos de um mês, mas se tratando do serviço público, existem leis, normas e processo que precisam ser rigorosamente seguidos e que por vezes atrasam nosso trabalho”, conclui o Vechi.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Dupla ameaça vítima, rouba bicicleta e é pega pela polícia

Dois homens foram presos na tarde de ontem, quarta-feira (29), depois de furtarem uma bicicleta. O caso foi registrado por volta do meio-dia, no Bairro Steffen. Segundo as informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima acionou o Centro de Operações (Copom) na Rua SF-06. Segundo ela, os dois homens a agarraram na via e levaram a bicicleta à força. A PM fez rondas nas proximidades e localizou os dois. Os homens, de 22 e 23 anos...
Continuar lendo...

Um dia de cada vez: Secretaria de Saúde de Guabiruba se adapta aos tempos de Coronavírus

Assim que a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, a Policlínica, o hospital e as unidades de saúde de Guabiruba ficaram lotados. “Ainda sem informação, as pessoas ficaram assustadas e correram para os serviços de saúde”, conta a secretária de Saúde de Guabiruba Patrícia Heiderscheidt. “Agora a população está bem mais consciente e só busca os serviços de saúde quando...
Continuar lendo...

Queda de moto deixa homem ferido, no Águas Claras

Um homem de 47 anos de idade ficou ferido ao cair de moto na rua Augusto Klapoth, no bairro Águas Claras. O acidente aconteceu por volta de 13h22, desta sexta-feira (5). Segundo o Corpo de Bombeiros, ele pilotava uma moto Titan, placa de Brusque. O homem foi encontrado com ferimentos nas mãos, sentindo dores no tórax e na região das costelas. Ele foi imobilizado e levado ao pronto socorro do hospital de Azambuja.
Continuar lendo...