“2020, para nós, será um ano diferenciado"

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, Wilian Molina, o grande passo dado neste ano de 2019 em relação ao trabalho foi a implantação do programa Cidade Empreendedora (Pedem). Trata-se de um projeto abrangente, que busca transformar a gestão pública.

Ele envolve desde a criação da Casa do Empreendedor, que trata sobre situações a curto prazo, até o planejamento da cidade para os próximos 30 anos.

“Estamos desenvolvendo junto à ACIBR (Associação Empresarial). É um projeto com a colaboração de grande parte do empresariado brusquense. Porque não é um projeto deste governo ou desta gestão. É um programa que pretende organizar Brusque para o desenvolvimento dos próximos anos”, destaca.

Mais de 80% do que foi planejado já está em execução e a finalização deve ocorrer na metade de 2020.

Em 2019, o orçamento do município, da Prefeitura, ficou na casa de R$ 412 milhões para aplicação em todas as áreas. A intenção é de que haja otimização os recursos, para que rendam mais.

Outra ação neste ano foi o envolvimento maior com o Programa de Acompanhamento do Serviço Público, no qual se verifica o que está sendo executado em cada secretaria. Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) foram visitadas para se detectar os problemas e gargalos no dia a dia de atividades das mesmas.

“Tínhamos ‘N’ situações que não conseguíamos identificar dentro do gabinete. Então, nós indo até o local, conseguimos mapear esses problemas e apontar soluções”, frisa ele.

O mesmo trabalho foi iniciado na Secretaria de Educação, com análise de infraestrutura, nos quais estão as condições de mobilidade e de manutenção de espaços.

Um planejamento dentro da expectativa de crescimento econômico nacional foi elaborado. Porém, algumas situações não saíram como previsto. Apesar disso, o ano encerra com saldo positivo.

Sobre 2020, Molina afirma que o crescimento econômico do país vai influenciar diretamente na cidade. A expectativa é de que o município arrecade em torno de 12% a mais que 2019.

“2020, para nós, será um ano diferenciado. Temos, sim, uma grande expectativa em relação ao governo federal, à melhoria no nosso estado, que é modelo para o país”, pontua ele.

COLABOROU FRANCISCO CARLOS

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões