Keka indefere requerimento que pedia a convocação de extraordinária para eleição da mesa diretora

Na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro, o presidente em exercício da Câmara Municipal de Brusque, Gerson Luís Morelli, o Keka (PSB), emitiu despacho indeferindo um requerimento assinado por vereadores do grupo de situação para que fosse convocada para este sábado, 21, sessão extraordinária com vistas à eleição da nova mesa diretora do Poder Legislativo. Na quinta-feira, 19, a convocação da reunião chegou a ser divulgada em documento assinado pelo 2º secretário Cleiton Luiz Bittelbrunn (PATRI) e o também vereador Alessandro Simas (PSD).

Primeiro, Morelli destaca o não cumprimento do trâmite regimental de “publicização e devido encaminhamento [do requerimento] na primeira sessão ordinária posterior ao seu protocolo”. Quanto à justificativa de urgência citada no pedido, o despacho do presidente versa que “inexiste matéria a ser apreciada - isto é, projeto de lei ou proposição equivalente” e que não há “previsão regimental de convocação extraordinária para a realização das eleições”, bem como “não subsistem motivos mínimos para sua realização”.

O despacho ainda ressalta que o prazo para a realização de novas eleições para os cargos da mesa diretora está em curso. A contagem foi recém iniciada, quando Keka assumiu a presidência na última sessão ordinária, dia 17, após a renúncia do então presidente José Zancanaro (PSB) e do vice-presidente Ivan Martins (PSD).

Com o início do recesso parlamentar, regimentalmente, esse prazo é interrompido, sendo retomado em 1° de fevereiro do próximo ano, “não havendo qualquer mora ou ilegalidade a justificar a medida emergencial”, conforme reitera Morelli.

A respeito do outro item solicitado para a reunião extraordinária, quanto a necessidade de constituição de uma Comissão Representativa, a presidência registra que em toda a história do Legislativo brusquense nunca houve sua formação. Contudo, “a fim de não se fazer letra morta de dispositivo regimental”, o presidente determinou a imediata composição desta comissão, com a indicação de membros pelas lideranças partidárias antes do início do recesso parlamentar, que começa na próxima segunda-feira (23).

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque sedia 1º Festival da Cerveja Artesanal do Vale

Apaixonados por cerveja terão uma nova opção de evento pra apreciar o líquido, principalmente àqueles adeptos ao estilo artesanal. Acontece em Brusque de sexta-feira (6) a domingo (8) desta semana o 1º Festival da Cerveja Artesanal do Vale. Será no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco), sob organização da Cooperativa Cervejeira Sul-brasileira. Cícero Klas, presidente da Cooperativa e que...
Continuar lendo...

Aulas na rede municipal de Brusque estarão suspensas a partir de quinta-feira (19)

Foi assinado na tarde de segunda-feira (16) o decreto de enfrentamento ao coronavírus (covid-19) em Brusque. No primeiro momento ele não previa a suspensão das aulas. Fato que foi alterado após a decisão do Estado. O secretário da saúde, Humberto Furnari, explica que o decreto não é estático e na medida que as coisas forem acontecendo ele pode sofrer alterações, como no caso das aulas. “Tínhamos...
Continuar lendo...

Educandários do Steffen e do São Pedro receberam a Comissão Especial de Educação

Na sequência da agenda de visitas da Comissão Especial de Educação, mais educandários do município receberam o grupo de vereadores durante a semana passada. Na quinta-feira, (12), os membros estiveram na EEF Augusta Knorring, no bairro Steffen e, na sexta-feira, 13, no CEI Max Rodolfo Steffen, também no Steffen, e na EEF Georgina de Carvalho Ramos da Luz, no bairro São Pedro. A vereadora Ana Helena Boos (PP), relatora da comissão,...
Continuar lendo...