Fé e gratidão marcam evento que passa de geração em geração

Um dos gestos mais bonito do ser humano é a gratidão. Em tempos de correria, de relações superficiais, agradecer ainda é uma atitude que devemos evidenciar. Contaremos a história da Odete Rescaroli Mendes e sua família que tradicionalmente, há 10 anos, promove na sua residência um momento especial para a comunidade no intuito de reverenciar e agradecer.

Devotos de Santa Luzia, a noite de sexta-feira (13) foi mágica na localidade Águas Negras, em Botuverá. Contando com a presença massiva da comunidade uma programação diferenciada foi organizada. Na ocasião, a primeira atração da noite foi a chegada dos Pelznickel, ou seja, o Papai Noel do mato de Guabiruba, divertindo e causando um pouco de medo. Após, com o manto verde, foi a vez de Santa Luzia, protetora dos olhos, que além de trazer o significado religioso, também entregou presentes as crianças, saindo do tradicional quando normalmente essa função é do Papai Noel.

Odete conta que a devoção pela santa é antiga. “Minha mãe é devota, e ela curou a minha irmã que tinha problemas na visão, isso marcou muito e por isso fizemos esse evento para agradecer a ela, para nós a Santa Luzia é milagrosa”, frisou. 

A intenção de Odete é passar essa tradição para os próximas gerações. “Isso começou com o meu pai, que já faleceu, e com a minha mãe, que até hoje me ajuda na organização e queremos continuar fazendo, cada ano maior e melhor, e sempre aqui onde tudo começou”, afirmou ela.

A mãe de Odete, Margarida Rescaroli, 78 anos, conta que no início o evento era pequeno. “Fazíamos somente para os moradores dos arredores, nossa intenção era agradecer a santa pelas bênçãos e com o tempo foi crescendo e esse ano estamos recebendo muitas pessoas”, destacou.

Odete explica que o evento só acontece através de parcerias. Conforme ela, é arrecadado dinheiro em empresas e moradores e com isso se compra os presentes e também a alimentação do dia. “Agradeço a todos que ajudaram, minha família, amigos, que colaboraram na decoração, as pessoas e empresas que fizeram doações, o meu muito obrigada”, finalizou.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Educação divulga lista de indeferidos para bolsas de estudos

A Comissão Municipal de Avaliação de Bolsa de Estudos da Prefeitura de Guabiruba divulga a lista preliminar com os pedidos de bolsas de estudos para universitários que foram indeferidos. A listagem descreve os motivos dos indeferimentos a fim de que os candidatos possam se adequar às exigências e apresentar recursos. Os documentos recursais poderão ser enviados em formato PDF para o...
Continuar lendo...

Servidores públicos de Brusque vão pagar mais à previdência

A oposição tentou adiar, mas o governo obteve vitória na votação do projeto de lei que altera a alíquota de desconto previdenciários dos servidores públicos municipais de Brusque. O percentual passa de 11,32% para 14%, seguindo o que já havia sido aprovado em nível federal com a Reforma da Previdência ano passado. Em mais uma sessão ordinária virtual nesta terça-feira (28), os vereadores...
Continuar lendo...

Governo de Santa Catarina capacita quase 5 mil profissionais para enfrentamento da pandemia

A Secretaria de Estado da Saúde já capacitou 4.925 profissionais para atuar no combate ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina. Os cursos começaram a ser oferecidos no mês de março, especialmente de maneira virtual, e alcançaram profissionais que atuam em atendimentos diretos à população. Desse total, 2.850 foram capacitados para trabalhar nas portas das emergências hospitalares, 1.325 para atuar em UTIs e...
Continuar lendo...