Fé e gratidão marcam evento que passa de geração em geração

Um dos gestos mais bonito do ser humano é a gratidão. Em tempos de correria, de relações superficiais, agradecer ainda é uma atitude que devemos evidenciar. Contaremos a história da Odete Rescaroli Mendes e sua família que tradicionalmente, há 10 anos, promove na sua residência um momento especial para a comunidade no intuito de reverenciar e agradecer.

Devotos de Santa Luzia, a noite de sexta-feira (13) foi mágica na localidade Águas Negras, em Botuverá. Contando com a presença massiva da comunidade uma programação diferenciada foi organizada. Na ocasião, a primeira atração da noite foi a chegada dos Pelznickel, ou seja, o Papai Noel do mato de Guabiruba, divertindo e causando um pouco de medo. Após, com o manto verde, foi a vez de Santa Luzia, protetora dos olhos, que além de trazer o significado religioso, também entregou presentes as crianças, saindo do tradicional quando normalmente essa função é do Papai Noel.

Odete conta que a devoção pela santa é antiga. “Minha mãe é devota, e ela curou a minha irmã que tinha problemas na visão, isso marcou muito e por isso fizemos esse evento para agradecer a ela, para nós a Santa Luzia é milagrosa”, frisou. 

A intenção de Odete é passar essa tradição para os próximas gerações. “Isso começou com o meu pai, que já faleceu, e com a minha mãe, que até hoje me ajuda na organização e queremos continuar fazendo, cada ano maior e melhor, e sempre aqui onde tudo começou”, afirmou ela.

A mãe de Odete, Margarida Rescaroli, 78 anos, conta que no início o evento era pequeno. “Fazíamos somente para os moradores dos arredores, nossa intenção era agradecer a santa pelas bênçãos e com o tempo foi crescendo e esse ano estamos recebendo muitas pessoas”, destacou.

Odete explica que o evento só acontece através de parcerias. Conforme ela, é arrecadado dinheiro em empresas e moradores e com isso se compra os presentes e também a alimentação do dia. “Agradeço a todos que ajudaram, minha família, amigos, que colaboraram na decoração, as pessoas e empresas que fizeram doações, o meu muito obrigada”, finalizou.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Dois registros de violência doméstica

No sábado (11) por volta das 16h47 a Polícia Militar de Brusque recebeu uma ligação de uma mulher informando que havia sido agredida pelo marido, na rua Valdir Zorrer, no Bairro Stefen. Uma guarnição da PM foi até o local e encontrou a mulher com lesões na face e queixando-se de dor na região das costelas. De acordo com a vítima, ambos bebiam juntos e tiveram uma discussão, sendo então agredida com socos. O...
Continuar lendo...

Morador de Guabiruba morre vítima de afogamento em Balneário Camboriú

O corpo de um jovem de 24 anos que teria desaparecido na madrugada desta quarta-feira (1), foi encontrado boiando na praia de Balneário Camboriú. O corpo foi encontrado por um homem que caminhava na areia da praia. Segundo informações por volta da 01h30 desta madrugada a vítima estava acompanhada de um amigo. Após ter ingerido bebida alcoólica os dois resolveram entrar na água na região da praia central, onde o jovem de 24 anos desapareceu. O amigo conseguiu sair da água e entrou...
Continuar lendo...

Civil faz maior apreensão de pássaros em SC

Fato registrado na manhã de sexta-feira (13) na cidade de Itapema a maior apreensão de pássaros silvestres em Santa Catarina. A ação foi coordenada pela Polícia Civil, e que contou também como os apoios do Ibama, Ima, Faaci, Famap, biólogos, e Polícia Militar que foram até a residência do proprietário e localizaram diversas gaiolas, armadilhas, caixas de transporte e mais de 300 pássaros...
Continuar lendo...