ACIBr e entidades entregam ofício solicitando apoio para projeto da Barragem de Botuverá

A presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Rita Cassia Conti e o vice-presidente da entidade, Marlon Sávio Sassi estiveram reunidos na tarde de sábado, 7 de dezembro, com o deputado federal Hélio Costa (Republicanos –SC).

Na oportunidade a ACIBr fez a entrega de uma cópia do ofício, em nome de 23 entidades de Brusque e região, referente a reivindicação de recursos federais para a execução da Barragem de Botuverá. A obra já está incluída no Plano Nacional de Segurança Hídrica e é considerada prioridade para a região Sul do país. A solicitação foi para que o deputado possa interferir no projeto, para que haja a liberação do recurso e o início das obras, já que o mesmo alcançou todas as certificações necessárias para ser executado.  

O ofício e demais documentos já haviam sido encaminhados ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto e ao presidente do Fórum Parlamentar Catarinese, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça. O encontro contou com a presença do presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (Sindilojas), Marcelo Gevaerd e também do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Fabricio Zen.

 

União para resolução

Ao longo da reunião, o deputado ouviu as solicitações das entidades em relação aos trâmites e necessidade da mesma para a região, que além de contenção das cheias terá utilização multiuso da água captada. Ao receber o ofício, Costa se disponibilizou a auxiliar as lideranças na busca pela execução do projeto. “Essa obra teve tantos entraves ambientais e infelizmente precisa dos recursos. Vamos levar esse documento ao Ministério do Desenvolvimento e, se possível também, levar as lideranças da cidade e região para conversarem com o Ministro Canuto, para buscarmos esse valor, que já esteve à disposição, mas que infelizmente não foi possível ter continuidade”, frisou.

Além disso, o deputado também elogiou o engajamento das entidades e da classe empresarial, que unidas, há anos buscam a construção da Barragem. “É louvável ver, em um sábado à tarde, tantas lideranças empresariais e de entidades preocupadas com o município e com a região participando deste evento.  Brusque é uma importante cidade e vamos tentar auxiliar no que for possível”, salientou.

Para a presidente da ACIBr, o encontro foi produtivo e as entidades irão buscar, no que for necessário, apoio para que a Barragem se torne realidade. “A ACIBr é apartidária, mas por não termos uma representatividade da região, a nível estadual e federal, buscamos essa aproximação com outras lideranças, como o deputado que tem uma representatividade muito grande no Estado. Foi um bom encontro, explicamos que infelizmente perdemos os recursos da Barragem por trâmites legais, mas que vamos continuar na busca, pois sabemos que esta não é uma solicitação qualquer, são muitas entidades e cidades da região que defendem esse pleito”, destacou Rita.

Em relação a uma possível reunião em Brasília, a presidente da ACIBr falou que caso seja agendada, haverá comprometimento. “As entidades presentes nesta reunião se disponibilizaram a ir, e temos certeza que as demais lideranças regionais também irão se engajar, para levarmos essa bandeira à diante”, completou.

Representatividade

Além da ACIBr, CDL e Sindilojas, assinaram o ofício: a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr); a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Brusque; o Sindicato das indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon); o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque,  Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest); o Sindicato Patronal Têxtil de Brusque (Sifictec); o Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb); o Observatório Social de Brusque (OSBr); o Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB); e o Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

O documento também contém as assinaturas das Prefeituras e Câmara de Vereadores das cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá, bem como das Prefeituras de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, e Camboriú.

Rede

Representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque também estiveram presentes na oportunidade, onde solicitaram apoio do deputado federal para um projeto de ampliação da sede e demais pleitos para a continuidade dos trabalhos em prol da comunidade de Brusque. O encontro também foi acompanhado pelo vereador brusquense Paulinho Sestrem.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões