Animais do Zoobotânico passam por exames de rotina

O Parque Zoobotânico, em parceria com a disciplina de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional de Blumenau (FURB), recebeu, na terça-feira (20), os acadêmicos do oitavo período, acompanhados dos professores Aline Konell e Adil Salomão, para realizar atendimentos clínicos em alguns animais.

O casal de macacos Mandril, por exemplo, passou por um verdadeiro check up, onde foram realizados exames clínicos completos, avaliação dentária, ultrassom abdominal e avaliação cardíaca através de eletrocardiograma, e ultrassom cardíaco.

A bióloga do parque, Carla Molleri, explica a escolha dos macacos para receberem a avaliação. “O Mandril macho, chamado de Catuli, foi escolhido, pois, ele está no parque há 18 anos, já chegou adulto e nunca teve a oportunidade de passar por uma avaliação clínica tão completa. Nós aproveitamos para fazer também um check up na Mandril fêmea, chamada Catarina, que é filha dele e nasceu aqui no Zoo em 2010”.

Além dos macacos, uma jibóia passou por avaliação cardíaca e um tamanduá-mirim foi submetido a um exame de ultrassom abdominal.

Os procedimentos aconteceram por conta da colaboração das médicas veterinárias Ellen Lueders, especialista em Odontologia, Mariana Hoffmann, ultrassonografista, e a equipe de cardiologia veterinária da  Universidade Federal do Paraná (UFPR), que se juntaram ao Zoo para promover mais saúde e bem-estar dos animais.

“Esse tipo de atendimento é maravilhoso para os nossos animais, porque eles contribuem muito para a saúde e bem estar deles. E o resultado foi de que todos estão com excelente saúde. O Zoo fica super feliz e agradece demais o empenho de todos os profissionais e os alunos envolvidos, e principalmente a parceria com a Furb, que tem engrandecido bastante a rotina dos animais do nosso parque”, finaliza Carla.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Sintrivest promoverá evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Como forma de valorizar todas as mulheres pela importância que têm em todos os espaços da sociedade mundial, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest Brusque) promove, no dia 7 de março, evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Brusque, Dra. Cristiana Melo Martiniuk Guerios, abordará o tema ‘A mulher...
Continuar lendo...

Previsão do tempo quarta-feira

Áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva com temporais em todo estado nesta quarta-feira (29). A chuva pode vir de moderada a forte com raios, ventos e possibilidade de queda de granizo em algumas regiões. No Oeste do estado a previsão é de que a chuva deve começar ainda no período da manhã e depois se estenda para as demais localidades ao longo do dia. Estas pancadas serão mas distribuídas, por este motivo algumas...
Continuar lendo...

Após abordagem PM identifica homem com mandado de prisão

Ontem, quinta-feira (16) por volta das 19h44 na rua Alvin Batistotti, no bairro Primeiro de Maio, uma guarnição da Polícia Militar de Brusque em rondas, após informações da agencia de inteligência, abordou um veículo, que estava em atitude suspeita. Em revista pessoal e veicular nada de ilícito foi localizado com o ocupante. Entretanto, na consulta nominal foi constatado que o mesmo estava com mandado de prisão ativo....
Continuar lendo...