Samae está tomando medidas para amenizar falta de água no Verão

Com a proximidade do Verão e a chegada das altas temperaturas, surge, também, uma preocupação para os brusquenses que viveram ou vivem o dilema da falta de água nas torneiras: o Samae vai conseguir dar conta da demanda? Par responder a essa pergunta, o programa Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (20) ouviu o diretor-presidente do órgão, Dejair Machado.

Segundo ele, o abastecimento em regiões altas passou a ser um destes problemas nos últimos meses. Regiões como Santa Luzia, Ribeirão do Mafra, Dom Joaquim e áreas próximas passaram pelos efeitos da estiagem. As reclamações explodindo de todos os lados e muitas ainda vivem o drama da falta do líquido.

De acordo com Machado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) está tomando medidas ou já fez ajustes em áreas que vivem o problema.

No Ribeirão do Mafra, por exemplo, o órgão conseguiu se buscar outra captação para jogar a água ao sistema que abastece a região.

“Lá, instalamos um gerador na bomba, fizemos uma canalização de 750 metros e estamos jogando dentro da estação do Ribeirão do Mafra. Essa captação vai, praticamente, dobrar”, destaca Machado.

Algumas ampliações foram feitas em reservatórios. Entre eles o do Bruschal, no Souza Cruz e Azambuja, que tinha um reservatório de 30 mil  litros de água. Uma nova estrutura foi erguida e terá capacidade para 500 mil litros”, pondera ele.

No Bairro Limiera Alta, há um microssistema que produz em torno de 30 litros por segundo e um ajuste vai dobrar para 60. Uma segunda Estação de Tratamento de Água (ETA) modular vai captar e distribuir quantidade maior de água. Quase R$ 2 milhões foram investidos nessa obra.

Em Dom Joaquim, região que cresceu muito nos últimos anos, está se aumentando a capacidade. “Nossa estação quando foi feita era para uma realidade e hoje é outra. A própria estação também não foi projetada para tantas e pessoas que moram hoje naquela região”, afirma Machado, dizendo que está aumentando em 250 mil litros o reservatório, trazendo água do Zantão para essa área.

Com essas ações, que são momentâneas, a intenção é que se amenize o problema até a finalização da ETA da Cristalina, em fase de elaboração do projeto.

No Bairro Volta  Grande foi estendida uma rede que fica localizada no Bairro Santa Rita. A água é deslocada até o reservatório do Batêas. Segundo Dejair, há algum tempo que não chegam mais reclamações de falta de água naquele bairro. “Já tínhamos uma casa de bomba, reforçamos com mais um gerador de captação”, frisa Dejair Machado.

No Guarani também houve reforço na captação de água. Foi aumentada a capacidade da bomba e do gerador.

Estação da Cristalina

Aguardada com grande expectativa por moradores da região de Dom Joaquim e áreas próximas, a Estação de Tratamento da Cristalina está com projeto finalizado.  A empresa que venceu a licitação para elaborar o projeto vai apresenta-lo ao Samae no dia 14 de dezembro. Cinco terrenos já foram desapropriados para que o serviço seja executado.

“Não é uma obra pequena. Está a 130 metros, porque é mais fácil de distribuir, não gasta tanta energia e não precisa tanta bomba de pressurização”.

A terraplenagem, primeira etapa após a elaboração do projeto, vai custar em torno de R$ 10 milhões. Antes, o Samae vai analisar o projeto entregue pela empresa que o elaborou, algo que deve durar em torno de três meses.

Segundo Machado, a finalização da obra, com início efetivo da distribuição de água, deve ocorrer em cerca de dois anos após o início da terraplenagem.

“Estamos trabalhando para  não deixar faltar especialmente nessas regiões que falei”.

Com a chegada das altas temperaturas, o órgão pede que a população utilize o líquido de forma consciente. Não há, por ora, previsão de um novo decreto que aplique sanções a quem extrapolar e desperdiçar água.

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Mulher se fere ao bater de carro contra o barranco

Uma mulher de 47 anos ficou ferida após sofrer acidente de trânsito na cidade de Guabiruba. Ela trafegava pelo Bairro Planície Alta na tarde deste sábado (25) em um veículo Fiat, quando se perdeu e bateu contra o barranco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, a colisão ocorre por volta de 18h25. A vítima foi encontrada consciente, mas com dores ma região cervical. Ela foi imobilizada e levada ao...
Continuar lendo...

Governo do Estado confirma 826 casos e 26 mortes por Covid-19

Santa Catarina tem 826 casos confirmados de Covid-19, doença que já causou a morte de 26 pessoas no estado. Os dados foram divulgados pelo governador Carlos Moisés no início da noite de segunda-feira (13). O número de casos confirmados representa um aumento de 6,4% em relação ao dia anterior. Os dois óbitos que entraram nos registros são o de um homem de Criciúma e uma mulher de Joinville, ambos de 70 anos. Há 85...
Continuar lendo...

Brusque Basquete reinicia os treinos visando o Campeonato Brasileiro

A equipe do Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania reiniciou nesta segunda-feira (2) os trabalhos visando o Campeonato Brasileiro CBB. A competição inicia em 20 de março para o Brusque Basquete, que na primeira rodada joga fora de casa, diante do Novo Basquete Ponta Grossa. Nesta segunda, pela manhã, os atletas fizeram uma atividade na academia Somma e posteriormente uma ação na Arena Brusque. Já a tarde as ações ocorreram somente...
Continuar lendo...