Vereador Waldemiro destaca o lançamento do projeto ‘Vale Muito Cuidar’

Foi lançado na tarde desta terça-feira(19), no Salão Nobre da Prefeitura de Guabiruba, o novo sistema de coleta de lixo que começará a operar na cidade a partir do dia 1º de dezembro. O assunto foi trazido a sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira. O vereador Waldemiro Dalbosco afirmou que algumas modificações devem ocorrer.

Conforme ele, uma das principais mudanças deverá acontecer na conscientização da comunidade. “O desafio vai ser a mudança de hábito do morador que deverá separar o lixo orgânico do reciclável, vai ser uma mudança de consciência, mas que será muito importante na diminuição da quantidade de lixo e no reaproveitamento desse material que era jogado fora”, frisou ele. O vereador destaca que o valor da tarifa permanecerá o mesmo de R$ 25,89. Com as mudanças no sistema de coleta, a Recicle deixa de atuar em Guabiruba em novembro e uma nova empresa, licitada via Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), chamada HMS, irá substituí-la. 

Nova coleta

Antes do início da coleta seletiva, todas as residências de Guabiruba receberão cinco sacos de lixo específicos para o material reciclável que serão repostos depois do uso. É preciso que os moradores encontrem um local adequado para deixar esse lixo no dia da coleta. Por enquanto, os dias de coleta não sofrerão alteração, apenas com o acréscimo de um dia a mais na semana em que passará o caminhão da coleta dos recicláveis.

Vale lembrar que as embalagens devem estar devidamente limpas antes do descarte. Se essa regra não for obedecida, ela inutilizará não só a embalagem suja como comprometerá todo o restante do material com que tiver contato, prejudicando o desempenho do projeto como um todo.

Prefeitura e AMMVI irão acompanhar a evolução do projeto que, com as campanhas e ações, deverão conscientizar a população sobre o encaminhamento correto do lixo produzido em casa. Dessa forma, as pessoas poderão perceber que é possível produzir menos lixo, seja separando de maneira adequada o material reciclável, seja aproveitando o lixo orgânico para fazer compostagem, entre outras atitudes.

O lançamento realizado hoje para a imprensa no Salão Nobre da Prefeitura de Guabiruba foi apenas a primeira de muitas ações que devem ocorrer nos próximos meses com o objetivo de integrar toda a comunidade no novo sistema.

Estação de Transbordo e Ecoponto

Dois projetos que iniciam também no dia 1º de dezembro junto com a coleta seletiva são a Estação de Transbordo e o Ecoponto. A Estação de Transbordo, localizada na Rua da Independência, é o local para onde todo o lixo coletado em Guabiruba será levado e, dali partirá para Timbó.

O Ecoponto foi instalado na garagem da Prefeitura de Guabiruba, na Rua Paulo Kormann, e sua função é receber itens de descarte maiores como eletrodomésticos e móveis. É responsabilidade do cidadão levar seus objetos até o local. De lá, tudo também será levado a Timbó, onde serão realizadas oficinas de reciclagem e o que for possível de ser reformado e reaproveitado será encaminhado para doações sociais.

Tarifas

Por enquanto não haverá qualquer alteração na taxa do lixo em Guabiruba, ainda que seja implantado um dia de coleta a mais. Ao contrário, a perspectiva é de reduzir o valor da taxa já que o valor atual da tonelada de lixo coletado por mês deve cair depois da coleta seletiva em andamento. “Com três meses de funcionamento vamos ter uma noção mais exata e poderemos fazer um comparativo melhor”, completa o prefeito Matias Kohler.

Colaboração Assessoria de Imprensa da prefeitura de Guabiruba

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Prefeitura entrega novos maquinários à Secretaria de Obras

A Prefeitura de Brusque realizou, durante a manhã desta sexta-feira (13), a entrega oficial de novos maquinários e equipamentos para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. O ato ocorreu no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, que também foi palco, na oportunidade, de uma confraternização de encerramento para os servidores da pasta. “Estávamos trabalhando com muitas dificuldades. Veículos...
Continuar lendo...

Estudantes de Brusque se classificam para nacional de robótica

Os alunos de robótica do Sesi de Brusque, que formam a Tecnorob Evolution, foram uma das cinco equipes catarinenses classificadas para a segunda fase do desafio nacional de Robótica do Sesi contra a Covid-19. A ação incentiva a criatividade dos jovens e auxilia no combate ao novo coronavírus. O resultado foi divulgado na terça-feira (18). Ao todo, participaram 403 equipes de todo o país e 39 foram selecionadas para a segunda fase devido aos...
Continuar lendo...

Motociclista fica ferido após bater contra carro nesta manhã

O condutor de uma motocicleta Honda, placa de Brusque, ficou ferido e precisou ser levado ao hospital após bater contra um carro na manhã desta sexta-feira. O acidente aconteceu por volta das 10h20, no bairro Souza Cruz.  De acordo com o corpo de bombeiros, o homem, de 33 anos de idade, bateu de moto contra um Renault Clio, placas de Brusque. Ele apresentava ferimentos nas pernas e estava sentado na calçada quando o socorro chegou. O homem foi imobilizado e...
Continuar lendo...