Aposentados e pensionistas não precisarão mais pedir isenção de IPTU a cada dois anos

A Câmara de Vereadores de Brusque aprovou na sessão desta terça-feira (19) projeto de lei que acaba com a obrigatoriedade de os aposentados e pensionistas irem até a Prefeitura a cada dois anos solicitar a isenção de pagamento de IPTU. O projeto é de autoria do Executivo e recebeu votos favoráris de todos os legisladores presentes. A alteração foi na lei  complementar 34/1994, que teve revogados dois parágrafos a respeito do assunto.

O vereador Marcos Deichmann (Patriotas) lembrou que as comissões do Legislativo alteraram um ponto no projeto que fazia com que os conribuintes tivessem que voltar à Prefeitura todos os anos e não mais a cada dois. Ele foi quem emitiu o parecer na Conissão de Constituição e Jusitça (CCJ).

"Revogando um dos artigos, ele voltava a ser anual. Faltou um pouco de atenção ali. Se deixasse oproejto d elei da forma que estava, ao inves de ser de dois anos voltava a ser de ano em ano. Agora, automaticamente, o aposentado que for fazer o cadastro de isenção não precisa mais voltar", frisou, ele, afirmando que o Executivo disse na proposta que pode fazer fiscalização no caso de pessoas que falecerem e mantém a isenção.

Líder do governo, o vereador Alessandro Simas (PSD) disse que a ideia da Secretaria da Fazenda da Prefeitura foi de evitar transtornos a idosos, que já não contam mais ocm saúde boa e precisam enfrentar tal situação.

"Essas pessoas que fazem a isenção e são mais velhas ficam agoniadas com a entrega dos carnês do IPTU. Eles são os primeiros a emitir os carnês hoje e ir para a Prefeitura fazer a isenção", pontuou.

Já o vereador Claudemir Duarte (PT) elogiou o governo pela medida. Para ele, o projeto contribui para com pessoas que possuem dificuldade de locomoção, mas que necessitam ir pra realizar o cadastro de isenção.

"Não basta só a pessoa pegar um ônibus e vir na Prefeitura. Ela tem que ir munida de algum documento. Sendo justificado que ela é merecedora daquele benefício, ela passa a ter esse direito. Como é bom servereador e votar um projeto que vai fazer diferença aos munícipes da nossa cidade", disse na tribuna.

O vereador Ivan Martins (PSD) destacou o papel da Câmara no processo de votação e aprovação da proposta. Para ele,o fim da obrigatoriedade de o aposentado ir de dois em dois anos comprovar a isenção beneficia uma camada que mais sofre na sociedade.

"O aposentado em muitos paises são respeitados, mas aqui,no Brasil, não", afirmou.

O projeto foi aprovado por todos os vereadores presentes na sessão.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Idoso sofre fraturas ao cair de seis metros de altura

Um homem de 60 anos de idade foi socorrido pelos bombeiros de Brusque e levado ao pronto socorro do hospital após sofrer queda de, aproximadamente, seis metros. O caso foi registrado esta manhã, por volta de 9h, no Bairro Poço Fundo. Segundo informações da equipe de socorro, ele fraturou uma das mãos e apresentava suspeita de fratura na região da bacia.  Apesar dos ferimentos, o idoso estava consciente. Ainda segundo os bombeiros, ele...
Continuar lendo...

Ação presenteia alunos da EEF Ponta Russa

Alunos do primeiro, segundo, terceiro e quarto ano da Escola de Ensino Fundamental Ponta Russa tiveram uma tarde especial na última quinta-feira (05) Isso porque os 53 estudantes da unidade de ensino participaram do projeto ‘Natal Cooperativo’ da Unimed Brusque. Realizada pela primeira vez, a iniciativa teve como objetivo envolver os médicos cooperados, que adotaram cartinhas escritas pelas crianças, com pedidos de presentes de Natal, e auxiliaram o ‘Dr....
Continuar lendo...

Cidade Empreendedora realizará entregas no primeiro semestre

O Programa Cidade Empreendedora, parceria entre a Cidade de Brusque e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae SC), prevê cinco grandes entregas para o primeiro semestre do ano de 2020. O esperado é que um projeto seja finalizado por mês. O programa, que visa o desenvolvimento econômico, inicia o ano com a finalização do Planejamento Estratégico de Gestão Municipal, o Pegem, que,...
Continuar lendo...