Prevenção ao câncer de próstata ainda é o melhor remédio

A prevenção ainda é o melhor remédio e caminho para combater o câncer de próstata. Palavras do médico urologista Serafim Venzon, em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade desta segunda-feira (18). O bate papo foi dentro da campanha Novembro Azul, que trata, justamente, de chamar atenção dos homens para o problema.

Segundo Venzon, a partir dos 40 anos é importante que o homem procure um médico urologista a cada dois anos. Após os 55 anos, esse período de visita deve ser reduzido para uma visita por ano. Dessa forma, é possível diagnosticar qualquer alteração na próstata que venha a comprometer a saúde.

O exame de PSA (Prostate –Specific Antigens), feito com a coleta de sangue, mede a quantidade de células antígenas presentes na próstata. Ele ajuda a identificar a presença do câncer ou não. Porém, o exame de toque retal ainda é o mais adequado e preciso para o diagnóstico.

De acordo com o médico, a prevenção é de importância extrema, pois a cirurgia é carregada de desgaste e dor ao paciente, além de, dependendo do estágio em que a doença se encontra, não ser o suficiente para evitar o avanço do câncer.

Números coletados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que um a cada seis homens possui câncer de próstata no Brasil. A doença causa em torno de 14 mil mortes por ano no país.

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

 

 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Aos 14 anos "Carol" atleta brusquense foi aprovada em duas grandes equipes de futebol

Com apenas 14 anos de idade, Ana Carolina já soma bons resultados no futebol. A jovem faz parte do Projeto Cedrense que existe há pouco mais de um ano em Brusque. No ano passado, Carol como é conhecida passou por duas avaliações em dois grandes clubes e o resultado foi bastante positivo, conforme explica o preparador físico e técnico da atleta Hélio Mozer. “Ela fez uma avaliação no Grêmio no ano passado e foi...
Continuar lendo...

50 escolas municipais recebem Selo de Qualidade das Cozinhas Escolares 2019

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) participou, durante a tarde desta segunda-feira (16), da cerimônia de entrega do Selo de Qualidade das Cozinhas Escolares 2019. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e foi promovido pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Ao todo, 22 unidades da rede municipal de ensino receberam o Selo Prata e 28 o Selo Ouro. “Este olhar externo do conselho, que durante todo o ano letivo passa em todas...
Continuar lendo...

Colisão envolvendo moto e bicicleta deixa idoso levemente ferido

Auto Socorro de Urgência do Corpo de Bombeiros, atendeu uma colisão envolvendo moto e bicicleta nesta quarta-feira (8), por volta das 14h30, na Avenida Primeiro de Maio em frente a Rádio Cidade. Segundo informações, os socorristas prestaram atendimento ao homem de 59 anos que pilotava a bicicleta. Ele machucou o pé esquerdo, foi  realizado o curativo no local e não precisou ser encaminhado ao hospital. O condutor da moto nada...
Continuar lendo...