Alteração no Plano Diretor do Maluche está em debate

A discussão sobre mudanças no Plano Diretor do Bairro Jardim Maluche está novamente em debate. O debate atual está na liberação do espaço para instalação comercial em trechos das ruas Jacó Bauer e Vitor Gevaerd. Há casos de estabelecimentos que foram abertos nestes locais, mas que contrariam o que é permitido por lei.

Segundo o vereador Marcos Deichmann, que responde pelo trâmite do projeto e é o relator na Câmara Municipal, é necessário que a discussão seja o mais ampla possível. Uma audiência pública sobre o assunto foi realizada no dia 24 de outubro, na própria Câmara de Vereadores, e uma reunião com a comunidade no dia 11 de novembro a respeito do assunto.

“Eles querem mudar a Jacó Bauer e um trecho da Vitor Gevaerd para que se tornem Zona 3. Existe uma tabela identificada com Zonas 1, 2 e 3 e 4. Cada Zona dessa tem uma especificação do tipo de comércio que pode ser aberto. Ali é Zona 1, ainda, e querem mudar para Zona 3. Por isso houve esse embate, que queremos resolver junto com a sociedade,”, destaca ele.

De acordo com o vereador, há pessoas que são contra qualquer tipo de mudança no Plano Diretor do bairro, o único a dispor deste tipo de regramento entre todos os de Brusque. Porém, da mesma forma, há pessoas que pedem a alteração.

“Têm algumas coisas que quero apresentar, conforme tudo o que me foi apresentado pelas duas partes. Algumas alterações devem ser feitas, pois Brusque está crescendo. Estamos em uma situação econômica crescente no nossos pais e penso que seja importante essa abertura de comércio para gerar a economia. Mas hoje o que falta é fiscalização. Existem regras a serem seguidas, mas existe sempre o jeitinho brasileiro de fazer as coisas”, pontua ele.

Ainda não há prazo definido para que o projeto seja analisado e votado em plenário na Câmara. Por ora, as conversas para que se chegue a um acordo seguem sob a coordenação da Comissão de Constituição, Legislação e Redação do Legislativo.

“Temos que fazer as coisas pensando daqui para frente, para que não precisemos ficar alterando de novo e de novo. Se faz uma coisa, consolide algo que fique bem para a comunidade e os comerciantes, que fique em harmonia e não gere mais embate”, finaliza Deichmann.

VEJA A ENTREVISTA

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Dez mortes por coronavírus são confirmadas em Santa Catarina

O número de óbitos por Covid-19 em Santa Catarina subiu para 10, na tarde deste sábado (4), como informou o governador Carlos Moisés. As duas últimas vítimas foram do sul do estado, um homem de 32 anos de São Ludgero e uma idosa de 72 anos de Balneário Gaivota. As vítimas estavam internadas em Sara e Criciúma respectivamente.   O governador destacou a morte do homem de 32 anos por não possuir nenhuma...
Continuar lendo...

Campanha focará incentivo à retomada econômica e social

União e solidariedade para vencer’ é a frase que define a nova campanha da Associação Empresarial de Brusque, lançada esta semana em toda a região. A entidade, que representa centenas de empresas de Brusque, Botuverá e Guabiruba, traçou suas ações tendo como base três frentes: Saúde, Empresarial e Social. “Temos realizado diversas ações em benefício dos nossos associados e de...
Continuar lendo...

Prefeitura de Guabiruba prorroga isolamento até dia 13 de abril

Em conformidade com as decisões do governo estadual, a Prefeitura de Guabiruba publicou decreto prorrogando as medidas de enfrentamento à Covid-19 por mais cinco dias. Isso significa que as atividades coletivas e públicas como abertura de comércio e expediente externo da administração municipal permanecem fechados até o próximo domingo, reabrindo na segunda-feira (13). Para a rede municipal de ensino, o continua em vigor a medida...
Continuar lendo...