Alteração no Plano Diretor do Maluche está em debate

A discussão sobre mudanças no Plano Diretor do Bairro Jardim Maluche está novamente em debate. O debate atual está na liberação do espaço para instalação comercial em trechos das ruas Jacó Bauer e Vitor Gevaerd. Há casos de estabelecimentos que foram abertos nestes locais, mas que contrariam o que é permitido por lei.

Segundo o vereador Marcos Deichmann, que responde pelo trâmite do projeto e é o relator na Câmara Municipal, é necessário que a discussão seja o mais ampla possível. Uma audiência pública sobre o assunto foi realizada no dia 24 de outubro, na própria Câmara de Vereadores, e uma reunião com a comunidade no dia 11 de novembro a respeito do assunto.

“Eles querem mudar a Jacó Bauer e um trecho da Vitor Gevaerd para que se tornem Zona 3. Existe uma tabela identificada com Zonas 1, 2 e 3 e 4. Cada Zona dessa tem uma especificação do tipo de comércio que pode ser aberto. Ali é Zona 1, ainda, e querem mudar para Zona 3. Por isso houve esse embate, que queremos resolver junto com a sociedade,”, destaca ele.

De acordo com o vereador, há pessoas que são contra qualquer tipo de mudança no Plano Diretor do bairro, o único a dispor deste tipo de regramento entre todos os de Brusque. Porém, da mesma forma, há pessoas que pedem a alteração.

“Têm algumas coisas que quero apresentar, conforme tudo o que me foi apresentado pelas duas partes. Algumas alterações devem ser feitas, pois Brusque está crescendo. Estamos em uma situação econômica crescente no nossos pais e penso que seja importante essa abertura de comércio para gerar a economia. Mas hoje o que falta é fiscalização. Existem regras a serem seguidas, mas existe sempre o jeitinho brasileiro de fazer as coisas”, pontua ele.

Ainda não há prazo definido para que o projeto seja analisado e votado em plenário na Câmara. Por ora, as conversas para que se chegue a um acordo seguem sob a coordenação da Comissão de Constituição, Legislação e Redação do Legislativo.

“Temos que fazer as coisas pensando daqui para frente, para que não precisemos ficar alterando de novo e de novo. Se faz uma coisa, consolide algo que fique bem para a comunidade e os comerciantes, que fique em harmonia e não gere mais embate”, finaliza Deichmann.

VEJA A ENTREVISTA

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Motorista embriagado provoca grave acidente

Começo da manhã deste domingo (08) por volta das 06h40 no km 26,200, da rodovia SC-412, no Centro em Gaspar ocorreu um acidente de trânsito com 02 vítimas, de natureza grave. Informações repassadas pela PM é de que o motorista do Ford/Focus foi preso em flagrante por embriaguez ao volante. O acidente foi uma colisão traseira, envolvendo um veículo Chevrolet/Agile com placas de Indaial, e um Ford/Focus com placas de Tijucas. As...
Continuar lendo...

Azambuja e CDU realizam palestra sobre infecção urinária e câncer de próstata

Na noite de quarta-feira (27) diversos médicos participaram de uma palestra sobre infecção urinária e câncer de próstata. O evento foi realizado no auditório do Seminário de Azambuja, através do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux e do Centro de Diagnóstico de Urologia. De acordo com o administrador do hospital, Evandro Roza, a palestra foi uma ampliação do encontro que acontece mensalmente...
Continuar lendo...

Anjos do Peito realiza primeiro pregão eletrônico de Brusque

O Instituto Catarinense Anjos do Peito, por intermédio da Secretaria de Compras e Contratos, abriu licitação na modalidade Pregão Eletrônico, do tipo menor preço, para aquisição de 56 bombas extratoras de leite materno.  O processo, inédito em Brusque, contou com apoio do Observatório Social. “Até o momento não havia registro de nenhum pregão eletrônico na cidade. Este será o...
Continuar lendo...