Fundação lança projetos aprovados no Fundo de Apoio à Cultura

A Fundação Cultural de Brusque promove o lançamento de três eventos aprovados pelo Fundo de Municipal de Apoio à Cultura. Com entrada gratuita, eles acontecem ainda no mês de novembro.

O primeiro projeto a ser lançado trata sobre o centenário do Padre Raulino Reitz. A solenidade acontece dia 20 de novembro, quarta-feira, no complexo de Azambuja, iniciando às 19h com uma santa missa em ação de graças pela vida e obra do padre Raulino.

Em seguida, no teatro do Seminário de Azambuja, acontece a abertura da exposição e lançamento do livro Flagelo da Malária em Brusque, do autor Aloisius Lauth. Encerrando a noite, às 20h30, haverá a conferência Em Defesa das Florestas Brasileiras, com o professor Lauro Bacca, mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

O padre Raulino Reitz foi um grande botânico, reconhecido nacionalmente por sua obra e também por seu estudo sobre a malária e bromélias. Além disso, ele também foi superintendente e presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos fundadores da FATMA, atual Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA SC), além de educador no Seminário de Azambuja e um dos fundadores e organizadores do Museu Arquidiocesano.

O segundo lançamento é a estreia e exibição do curta-metragem “De Onde Vim”, dia 19 de novembro, durante a Semana da Consciência Negra, na Fundação Cultural de Brusque. A produção, com direção de Sérgio Azevedo, conta a história de imigrantes haitianos que residem em Brusque e a relação deles com a professora que se dedica a ensiná-los a língua portuguesa.

O terceiro é a Semana Hilda Hilst, com início dia 25 de novembro e seguindo até dia 29, no Museu Casa de Brusque. Ele tem início, todos os dias, às 19h30. De segunda (25) a quarta-feira (27) acontecem os saraus: Como ler Hilda? A Obscena Senhora D e Da Morte, Odes Minímas. Na quinta-feira (28), haverá a apresentação do documentário Às Palavras de Hilda e dia 29, sexta-feira, a cine-estreia Hilda Hilst Pede Contato.

Hilda Hilst foi uma poeta, dramaturga e cronista, considera pela crítica especializada uma das maiores escritoras da língua portuguesa do século XX.

“Assim, o edital do fundo municipal de apoio a cultura cumpre o objetivo que é fomentar a cultura local, a atividade e produção artística local e claro democratizar o acesso aos bens culturais para a população de Brusque”, comenta Igor Alves Balbinot, coordenador da Fundação Cultural de Brusque.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Polícia prende homem que traficava drogas na madrugada

Um homem foi preso pela Polícia Militar de Brusque apontado como traficante de drogas. Ele acabou pego por volta de 00h59 de hoje, sábado (23), na Rua Azambuja, Bairro Azambuja. Com o suspeito havia pedras de crack. Segundo a PM, ele trafegava pela referida via quando foi visto pelos policiais. O homem teria demonstrado nervosismo e tentado ocultar algo no bolso da calça. Ainda de acordo com a PM, as pedras de crack estavam prontas para a venda. O homem assumiu que...
Continuar lendo...

Aberto processo seletivo para contratação de médicos

A Secretaria de Saúde de Brusque abriu as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, para a contratação temporária de médicos especialistas em Psiquiatria e Otorrinolaringologista. São três vagas para início imediato, uma carga de 40 horas semanais e salário de R$ 15.883,04 (para Psiquiatra) e, outras duas para atuar 20 horas (uma para Psiquiatra e uma para Otorrinolaringologia), tendo como...
Continuar lendo...

Dois peritos e um médico legista reforçam equipe do IGP Brusque

O Instituto Geral de Perícias de Brusque (IGP) conta com reforço. Três novos profissionais chegaram para integrar a equipe do órgão. Trata-se de um médico legisla e dois peritos criminais, que foram apresentados à imprensa na tarde desta segunda-feira (9), na sede da Associação Empresarial de Brusque (ACIBR). Maitê Sanino é formada em Direito, tem experiência de onze anos como policial civil, além de...
Continuar lendo...