Programa de Iniciação ao Trabalho forma novos jovens em Brusque

Na noite de quinta-feira (7), no auditório da Uniasselvi, foi realizada a cerimônia de formatura dos alunos do Programa de Iniciação ao Trabalho - PIT realizado em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI. A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação possui parceria com o Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, onde foram realizadas as aulas. 

“O PIT é uma programa que deixa os jovens mais preparados. Muitos deles após as aulas já são encaminhados para vagas de estágios. É um momento deles já despertarem o interesse ao trabalho e a sua carreira profissional”, comenta o secretário de Assistência Social, Deivis Junior. 

Para o vice-prefeito Ari Vequi, o curso proporciona um futuro melhor aos jovens, “A nossa cidade é atrativa, mas a mão de obra precisa estar preparada para o mercado. Esse curso justamente preparou esses jovens para as oportunidades do mercado de trabalho. Estão todos de parabéns”, ressalta.  


Mercado de Trabalho 

O PIT é um programa de capacitação gratuita com duração de 60 horas / aula  oferecido a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, com objetivo de prepará-los para as primeiras experiências profissionais. 

Após cursarem as aulas do PIT, os estudantes são encaminhados para as vagas de trabalho abertas pelos parceiros do CIEE no programa de estágio e aprendizagem. 

Além da turma que se formou na noite de quinta-feira -  com 15 jovens presentes dos 25 que fizeram o curso - outra turma já foi finalizada este ano. Em 2018, também foram realizadas duas turmas em parceria com a Secretaria de Assistência Social, sendo que no total, 35 jovens concluíram a capacitação. 

Nos últimos dois anos o CIEE encaminhou aproximadamente 1,2 mil jovens para vagas de estágio e aprendizagem. Destes, 470 foram inseridos no mercado de trabalho sendo 375 jovens pelo Programa de Estágio e 95 pelo Programa de Aprendizagem. 

Esses jovens   (60% do sexo feminino e 40% masculino) foram absorvidos por entidades públicas e privadas de diversos setores.


Notice: Undefined variable: return in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Ini.class.php on line 61
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões