Cirurgião dentista alerta sobre cuidados com a saúde bucal

Os cuidados com a saúde bucal foram tema da entrevista do dia no programa Rádio revista Cidade. O cirurgião dentista Teobaldo Kletemberg Filho falou a respeito dos avanços da odontologia, através dos anos e a chegada de procedimentos antes nunca imaginados, como no campo da estética.

Profissional da odontologia há 26 anos, ele atua com implantes há 22 deles. Ao longo desse período, viu o avanço de muitos processos no setor, como a implantodontia.

“A evolução, hoje, é muito rápida na implantodontia e estética. Você não pode parar de estudar”, frisou ele, que leciona no meio universitário da odontologia.

Esses avanços na área de estética bucal foram significativos. Hoje em dia é possível, por exemplo, reconstruir um dente quebrado de forma que o mesmo se confunda com o dente original. Aperfeiçoamento que não tornou muitos desses procedimentos algo caro.

“O custo diminuiu bastante. Hoje em dia, além de diminuir esses custos, foi se agregando mais trabalhos junto dos implantes para se ter um refinamento melhor”, disse ele.

Os cuidados com a saúde bucal devem ser permanentes afirma o cirurgião dentista. O hábito em realizar a escovação adequada e evitar certas tipos de alimentos ajudam e muito na proteção à saúde dos dentes. Alimentos ácidos, café em excesso, são exemplos de males que danificam de forma irreversível a qualidade dentária.

“Manter uma acidez muito elevada. Isso vai contribuir para a formação de cáries, infiltrações em trabalhos já realizados pelo profissional. Todo esse conjunto que vai trazer uma saúde bucal adequada”, pontua ele.

Com essa colocação, ele afirma que os problemas nos dentes não estão apenas atrelados ao consumo de doces. Massa branca, como bolos e bolachas, são perigosos por conta de itens como o amido. Mas o maior inimigo da qualidade dos dentes é o cigarro.

“A literatura diz que se você estiver fumando acima de oito cigarros ao dia, estará, mais ou menos dentro do padrão de quem fuma 20. O problema do cigarro é que isso ocorre ao longo do tempo e as pessoas não se dão conta disso”, frisa ele, chamando, ainda, a atenção para danos causados pelo álcool.

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Plano de Mobilidade Urbana de Brusque será apresentado nesta quinta-feira (14) na Câmara

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) realiza nesta quinta-feira (14) audiência pública para apresentação do Plano de Mobilidade Urbana do município. O evento será realizado a partir das 18h30, na Câmara de Vereadores. Estão convidados a participar a população em geral, instituições públicas, autoridades, organizações não governamentais,...
Continuar lendo...

Motorista se recusa a fazer teste de bafômetro após acidente

Na noite desta quarta-feira (6), por volta das 21h10min, a Polícia Militar recebeu uma ligação informando sobre um acidente de trânsito na rua Florianópolis. Uma guarnição compareceu no local e constatou um sinistro entre um Fiat Punto e um Ford Fiesta. O Fiat Punto teve a lateral atingida pelo Ford Fiesta. O condutor do Fiesta apresentava sinais visíveis de embriaguez. Foi oferecida a realização do teste de alcoolemia,...
Continuar lendo...

Azambuja suspende atendimento aos beneficiários da Agemed

O Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, Hospital Azambuja está suspendendo a partir desta quarta-feira (13) os atendimentos aos beneficiários da Agemed Saúde. De acordo com o comunicado da direção do Hospital Azambuja o motivo pelo cancelamento foi o descumprimento contratual não justificado pela Operadora. Ainda de acordo com a direção do hospital os atendimentos prestados, a partir desta quarta, serão feitos...
Continuar lendo...