Livro analisa homicídios em Brusque no ano de 2017

O delegado regional de Polícia Civil de Brusque, Fernando de Faveri, e o advogado Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, lançaram um livro com dados de homicídios na cidade de Brusque em 2017. A obra Análise criminal dos homicídios em Brusque no ano de 2017 tem 59 páginas e traz uma análise de todos os casos registrados naquele período.

São números como, por exemplo, total de crimes dessa natureza, perfil das vítimas e dos indiciados, bem como o percentual de resolução, que foi de 83%. Apenas um dos crimes não teve a autoria identificada.

“A ideia, na verdade, foi de compreender um pouco mais o fenômeno criminal dos homicídios em Brusque, que vem chamando a atenção no cenário nacional pelas boas taxas de elucidação dos homicídios. Mas era importante para compreender a taxa de elucidação da Polícia Civil, promover alguns indicadores para traçar planejamento estratégico e, ao mesmos tempo, compreender quem são as pessoas que morrem, as idades, o relacionamento delas com os autores”, destaca o delegado Fernando.

O levantamento buscou dados sem identificar vítimas ou autores, se baseando apenas nos elementos coletados e presentes nos autos.

“Peguei esses dados basicamente pronto e fiz a pesquisa do processos judiciais. Como são públicos, fui olhando todos os processos e verificando todas a situações”, afirma Rafael.

O livro é o primeiro estudo sobre o tema na cidade. A intenção é trabalhar nos dados de outros anos. O de 2018 já está em fase de finalização.

A obra pode ser encontrada na biblioteca da Unifebe e em uma livraria no Shopping Gracher.

Veja a entrevista completa no vídeo abaixo.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Após queda de bicicleta mulher tem suspeita de TCE

O Corpo de Bombeiros atendeu a um acidente de trânsito ao final da tarde por volta das 18h23 na rua Antônio Fischer no bairro São Pedro, em Guabiruba, envolvendo duas bicicletas. No local, uma mulher de 20 anos, sofreu queda de bicicleta após colidir na traseira de outra bicicleta, a mesma dizia sentir dores na cabeça e suspeita de fratura no rosto, escoriação no ombro esquerdo, no antebraço, cotovelo esquerdo, dores no joelho, e...
Continuar lendo...

Bandidos jogam carro contra loja para furtar

Um carro foi jogado contra a vidraça de uma loja para que os criminosos cometessem furto. O crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (24), na cidade de Tijucas. De acordo com a PM, a guarnição foi acionada para atender ocorrência de furto. Chegando ao local se deparou com um veículo Fiat Tipo,  de placa LXE1917, utilizado para colidir contra a loja e efetuar o furto. No veículo havia uma placa de vende-se, com um telefone, sendo...
Continuar lendo...

Brusque FC conta com um novo fisioterapeuta

Na quinta-feira (06) o Brusque FC apresentou o novo fisioterapeuta, Gustavo Chenci. Ele tem 28 anos e é natural de Altinópolis, no interior de São Paulo. Trabalhou nas equipes como Comercial de Ribeirão Preto, no Sertãozinho de São Paulo, além do trabalho recente no Tubarão de Santa Catarina, onde ficou por 1 ano e 4 meses. Gustavo comentou sobre o atual momento do Brusque. "Hoje o Brusque é um clube em ascensão no...
Continuar lendo...