Vítimas de violência sexual ganham serviço de saúde

A população brusquense passa a contar a partir desta terça-feira (29) com o SAVS (Serviço de Atendimento Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual). O programa foi lançado pela Secretaria Municipal de Saúde em um evento ocorrido no auditório da Uniasselvi e contou com  participação de todos órgãos envolvidos diretamente no assunto.

O secretário de Saúde, Humberto Fornari, falou sobre o novo serviço oferecido à população e que está sendo implantado no segundo piso da Policlínica. “O abuso e à exploração sexual são crimes graves, que deixam  marcas profundas no corpo e na alma da vítima. Prejudicam profundamente o desenvolvimento psicossocial, gerando problemas como estresse, depressão e baixa autoestima. É dever da família, do Estado e de toda a sociedade protegê-la”.

Participaram do lançamento do projeto os órgão ligados ao assunto, tais como a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso e ainda o OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Promotoria Pública, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e Secretaria de Estado da Saúde. 

A delegada titular da Dpcami, Rosi Barbosa Serafim, disse que a Polícia Civil é parceira neste protocolo com o maior interesse em dar segmento a mulheres ou crianças vítimas de violência sexual. Em regiões circunvizinhas já existe esse protocolo e Brusque está de parabéns a partir do momento que elaborou esse projeto e está contando com apoio da sociedade e de todos os órgãos envolvidos”. 

Fornari disse que esse é um grande momento, não só para a cidade de Brusque, mas para toda a região, são mais de 150 anos de luta em função dessa doença que acomete principalmente mulheres em idade tenra e crianças e jovens entre 5 e 17 anos de idade. A cidade devia e o poder público também, fazendo com que todos os entes envolvidos nesta questão de violência sexual fossem chamados a um núcleo único para as pessoas que forem acometidas por este crime sejam acolhidas e atendidas”, defendeu Fornari.  

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Mulher é atropelada em cima da faixa de pedestres, no Centro

Uma mulher foi atropelada em cima da faixa de pedestres, quando atravessava a Avenida Primeiro de Maio na manhã desta quarta-feira (3). O acidente aconteceu por volta de 7h55, do cruzamento da Rua Guilherme Ristow com a Primeiro de Maio. A vítima foi atingida por um Ford Fiesta, placas de Brusque, conduzido por outra mulher. Ela teve ferimentos em um dos pés, mas estava consciente. A mulher, que mora no local e se deslocava para o trabalho, foi levada pelos...
Continuar lendo...

Obras de drenagem no Augusto Bauer devem ser concluídas nesta semana

Segundo o diretor de patrimônio do Brusque Futebol Clube, Marciano Giraldi, o sistema de drenagem passa pelos ajustes finais pós-implementação e deve estar pronto no início desta semana. O trabalho final será realizado com a colocação e ajuste das "bocas-de-lobo" nas laterais do campo e realizar nivelamento com topografia, se o clima ajudar, o trabalho deve ser concretizado nesta terça-feira (07) data programada...
Continuar lendo...

Golpista estaria se passando por policial para agir no comércio

A Polícia Militar de Brusque estão alertando, principalmente, os estabelecimentos comerciais sobre um golpe que está ocorrendo com o nome da instituição. Alguém teria feito pedidos para entrega de produtos em restaurantes, pizzarias e farmácias como se fosse o 18º Batalhão da PM, no bairro Santa Terezinha. Na ligação, a pessoa golpista se passou por um policial e realizou os pedidos. A PM afirma que não faz...
Continuar lendo...