Vítimas de violência sexual ganham serviço de saúde

A população brusquense passa a contar a partir desta terça-feira (29) com o SAVS (Serviço de Atendimento Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual). O programa foi lançado pela Secretaria Municipal de Saúde em um evento ocorrido no auditório da Uniasselvi e contou com  participação de todos órgãos envolvidos diretamente no assunto.

O secretário de Saúde, Humberto Fornari, falou sobre o novo serviço oferecido à população e que está sendo implantado no segundo piso da Policlínica. “O abuso e à exploração sexual são crimes graves, que deixam  marcas profundas no corpo e na alma da vítima. Prejudicam profundamente o desenvolvimento psicossocial, gerando problemas como estresse, depressão e baixa autoestima. É dever da família, do Estado e de toda a sociedade protegê-la”.

Participaram do lançamento do projeto os órgão ligados ao assunto, tais como a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso e ainda o OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Promotoria Pública, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e Secretaria de Estado da Saúde. 

A delegada titular da Dpcami, Rosi Barbosa Serafim, disse que a Polícia Civil é parceira neste protocolo com o maior interesse em dar segmento a mulheres ou crianças vítimas de violência sexual. Em regiões circunvizinhas já existe esse protocolo e Brusque está de parabéns a partir do momento que elaborou esse projeto e está contando com apoio da sociedade e de todos os órgãos envolvidos”. 

Fornari disse que esse é um grande momento, não só para a cidade de Brusque, mas para toda a região, são mais de 150 anos de luta em função dessa doença que acomete principalmente mulheres em idade tenra e crianças e jovens entre 5 e 17 anos de idade. A cidade devia e o poder público também, fazendo com que todos os entes envolvidos nesta questão de violência sexual fossem chamados a um núcleo único para as pessoas que forem acometidas por este crime sejam acolhidas e atendidas”, defendeu Fornari.  

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Conciliação: valores homologados foram 309% superiores a 2018

A Semana Nacional da Conciliação em Santa Catarina, promovida pelo Tribunal de Justiça entre 4 e 8 de novembro, atendeu 8.800 pessoas, promoveu 1.785 acordos e homologou o valor total de R$ 71.925.202, cifra 309% superior à do ano passado. Entre as audiências criminais, 70% obtiveram êxito, notadamente as transações penais e a composição civil. Ainda na área criminal, o percentual de audiências em...
Continuar lendo...

PRF flagra 122 motoristas embriagados neste final de semana

Policiais rodoviários federais flagraram 122 motoristas embriagados transitando nas rodovias federais catarinenses neste final de semana (01 a 03/11/2019). O número continua alto, mesmo depois de uma sequência de fiscalizações nas Festas de Outubro. Chamou a atenção da PRF os flagrantes ocorridos na região de Rio do Sul, no sábado, por volta de 8 horas, um motorista perdeu o controle do veículo e caiu numa ribanceira de 15...
Continuar lendo...

Colisão entre carro e moto no Nova Brasília

Na tarde de ontem, quarta-feira (20) por volta das 15h20 o Corpo de Bombeiros atendeu a um chamado de acidente de trânsito na rua Osvaldo Niebuhr, no bairro Nova Brasília, envolvendo carro e moto. Ao chegar no local a guarnição encontrou a vítima, um homem de 25 anos de idade, que apresentava contusão no ombro esquerdo e no joelho direito, além de escoriações pelo corpo, sendo conduzido ao Hospital Azambuja. A vítima...
Continuar lendo...