Mutirão de oftalmologia vai atender 280 pessoas

A Secretaria Municipal da Saúde de Brusque vai realizar mais um mutirão de procedimentos e cirurgias oftalmológicas. Batizada de 'Uma nova visão para a vida', a ação atenderá a 280 pessoas que aguardam por consultas no Sistema único de Saúde (SUS). Todos serão encaminhados para a cidade de Penha.

De acordo com o secretário Humberto Fornari, o motivo do deslocamento para o município litorâneo se deve à negativa dos hospitais situados em Brusque de atenderem ao convite para prestar o serviço. No total, a Prefeitura de Brusque vai investir cerca de R$ 600 mil no mutirão. Os recursos são oriundos do governo do estado.

“Os entes relacionados do nossos município não sentiram, nesse momento, confiantes ou tranquilos para, assim, proceder e abraçar esse montante volumoso de pacientes a serem atendidos sem o respaldo financeiro adiantado do município. Portanto, o município de Penha, através do Consórcio da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), assim como já vem praticando há muitos anos, nos contemplaram com esse presente”, afirma Fornari.

O trabalho de contato com o pacientes da lista de espera já começou nesta terça-feira (15). Até a próxima quinta-feira (17), eles serão informados sobre como proceder para os atendimentos.

O vice-prefeito Ari Vequi lamentou o fato de o recurso não ficar em Brusque. Isso porque, segundo ele, as unidades hospitalares da cidade não possuem condições de atender a demanda no tempo estipulado.

“É um recursos que poderia ser investido aqui nos nossos hospitais. Mas vamos levar esse recurso, que é SUS, para a cidade de Penha. Por quê? Porque não temos nesse momento condições de fazer aqui na nossa cidade”, disse ele, chamando atenção para a necessidade urgente de os hospitais locais serem vocacionados e, no caso do de Azambuja, dispor de atendimento de lata complexidade.

Já o prefeito Jonas Paegle afirmou que a ação vai atender a um número significativo de pessoas que precisam fazer cirurgias e já aguardam por essa notícia há um bom tempo. Ele lembrou que a parceria com a Amfri não é de hoje e que ação dessa natureza já foi realizadas em Penha em outros anos.

Esta será uma segnda etapa do mutirão realizado em Brusque no início do ano.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões