Projeto quer criar entidade de apoio a mulheres vítimas de violência

Será lançado na próxima quinta-feira (17), no auditório da Uniasselvi, o projeto Corações de Algodão Doce. Trata-se de proposta que busca criar espaço de apoio a mulheres vítimas de violência e relacionamentos abusivos.

A professora Wellen Godoy, idealizadora, afirma que o nome do projeto faz referência a situações de mulheres que ficam presas emocionalmente e acabam ficando vulneráveis às agressões vividas pelos parceiros. Dar fim a esses abusos, muitas vezes, requer apoio de quem está de fora, como profissionais e familiares.

Wellen conta que a ideia do projeto surgiu justamente por ela ter vivido uma relação abusiva. Algo eu ia desde as agressões verbais até físicas.

 “Nós mulheres que estamos ali dentro temos muita emoção, estamos de coração. Então precisamos de alguém que nos ajude na razão”, frisa Wellen.

A psicóloga Larissa Garcia integra o projeto. Ela afirma que já atendeu alguns casos dessa natureza. Segundo ela, a mulher acaba levando certo tempo para se dar conta de que está inserida em um relacionamento abusivo.

“Essa é a maior dificuldade de a mulher estar saindo de dentro de uma relação abusiva, de ela, primeiramente, identificar que vive uma relacionamento abusivo. É difícil para ela acreditar que o grande amor da vida dela é um abusador”, pontua.

Mulheres negras e com até sete anos de escolaridade estão entre as principais vítimas desse tipo de relacionamento, afirma a psicóloga. O número faz parte de um estudo divulgado recentemente, chamado Atlas da Violência 2019, do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea).

A intenção é criar um amplo trabalho de apoio a mulheres que desejam sair de um relacionamento abusivo, desde ajuda psicológica, jurídica até onde ficar quando precisa sair de casa.

A apresentação do projeto será realizada a partir das 19h. O Corações de Algodão Doce tem apoio de diversas entidades e empresas situadas em Brusque e cidades da região.

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Carros batem de frente e ficam destruídos

Por volta de 05h19 desta quarta-feira (18), o Corpo de Bombeiros de Guabiruba foi acionado para atendimento de um acidente de trânsito envolvendo dois automóveis. O choque foi na Rua Guabiruba Sul, Bairro Guabiruba Sul.  No local, o condutor do automóvel Fiat Punto, de cor branca e placas de Guabiruba, de 23 anos, estava consciente, sem lesões aparentes. Ele recebeu atendimento no local. Já os ocupantes do Fiat Siena, cor cinza, com placas de...
Continuar lendo...

Técnico e preparador Físico testam positivo para Covid 19 no Brusque

Quando o Brusque FC entrar em campo segunda-feira para enfrentar o Boa Esporte no estádio Augusto Bauer, o time não terá mais uma vez a presença do seu técnico à beira do gramado. Os exames de Covid 19, feitos antes de cada rodada apontaram neste sábado que o treinador Jerson Testoni e o preparador físico Marcos Abella testaram positivos.  Testoni não comandou o time contra o Ituano por ter recebido três...
Continuar lendo...

Bruscão embarca para segundo jogo da Série C

O Brusque Futebol Clube já está na estrada rumo à Sorocaba, São Paulo. O time embarcou na manhã desta quarta-feira (12) para o segundo jogo da Série C do Campeonato Brasileiro, às 20h de quinta-feira (130, no Estádio Municipal Valter Ribeiro, contra o São Bento. A equipe saiu de Brusque por volta de 8h30 da manhã. Quatro jogadores não estavam no grupo: o lateral esquerdo Airton e o direito Edilson, que estão...
Continuar lendo...