Ansiedade e depressão lideram problemas de saúde mental

No Dia Mundial da Saúde Mental, anotado no calendário como sendo nesta quinta-feira (10), o entrevistado do programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, foi no psicólogo Jones Dias. Ele falou sobre problemas que têm se tornado cada vez mais frequentes no cotidiano das pessoas e impactado diretamente na saúde da mente, como ansiedade, bipolaridade, depressão, entre outros.

De acordo com Jones, o Brasil é o país mais ansioso e deprimido da América Latina. O estudo foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quase 10% da população possui algum tipo de transtorno de ansiedade.

“Realmente tem uma demanda muito grande. Precisamos trabalhar muito a questão da prevenção, quebrar o paradigma do preconceito. Porque, apesar dos números elevados, cerca de 70% das pessoas que possuem o sintomas não chegam até profissionais de saúde mental”, destaca ele.

Os transtornos mais comuns com diagnóstico no pais são a depressão e a ansiedade. Há casos de pessoas que possuem fobia social, fobias específicas, transtorno de ansiedade generalizada, entre outros. Medo, preocupação com o futuro são alguns elementos associados ao problema.

“A ansiedade, por exemplo, é uma resposta do nosso organismo. Até certo ponto pode ser algo positivo. Deixa de ser positivo e passa a ser patológico quando começa a apresentar interferência direta na vida das pessoas”, frisa ele.

A entrevista completa pode ser assistida no canal da Rádio Cidade no Youtube. É só clicar no vídeo abaixo.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Dois casos autóctones de dengue são confirmados em Brusque

A Vigilância em Saúde de Brusque confirmou dois casos autóctones (adquiridos no município) de dengue. O primeiro infectado é um homem de 52 anos, morador do bairro Steffen e a segunda é mulher de 36 anos, residente no São Pedro, porém trabalha no Steffen. Ambos apresentaram os mesmos sintomas, febre, cefaléia, náuseas, dores e manchas no corpo. Os dois tiveram atendimento médico e passam bem.  “Realizamos...
Continuar lendo...

Aulas na Escola Vendelino Wiemes serão retomadas nesta terça-feira

Após nova vistoria da Defesa Civil de Brusque na Escola de Ensino Fundamental Padre Vendelino Wiemes, no bairro Cedrinho, na manhã desta segunda-feira (10), o órgão determinou a interdição parcial do local. Apenas a área do parque ficará sem acesso para alunos e servidores. As aulas serão retomadas na terça-feira (11). Devido às chuvas de domingo (9) as aulas da unidade haviam sido suspensas preventivamente como...
Continuar lendo...

Presidente Estadual do MDB em visita a Brusque

Quem esteve em visita a Brusque nesta sexta-feira (25) foi Celso Maldaner, deputado federal e presidente do partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Santa Catarina. Após assumir o comando do partido do MDB no Estado, tem buscado visitar diretórios municipais já com o objetivo de fortalecer as bases do partido visando as eleições para 2020. Maldaner em entrevista à Rádio Cidade no Fim de Tarde, disse que sua...
Continuar lendo...