Ansiedade e depressão lideram problemas de saúde mental

No Dia Mundial da Saúde Mental, anotado no calendário como sendo nesta quinta-feira (10), o entrevistado do programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, foi no psicólogo Jones Dias. Ele falou sobre problemas que têm se tornado cada vez mais frequentes no cotidiano das pessoas e impactado diretamente na saúde da mente, como ansiedade, bipolaridade, depressão, entre outros.

De acordo com Jones, o Brasil é o país mais ansioso e deprimido da América Latina. O estudo foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quase 10% da população possui algum tipo de transtorno de ansiedade.

“Realmente tem uma demanda muito grande. Precisamos trabalhar muito a questão da prevenção, quebrar o paradigma do preconceito. Porque, apesar dos números elevados, cerca de 70% das pessoas que possuem o sintomas não chegam até profissionais de saúde mental”, destaca ele.

Os transtornos mais comuns com diagnóstico no pais são a depressão e a ansiedade. Há casos de pessoas que possuem fobia social, fobias específicas, transtorno de ansiedade generalizada, entre outros. Medo, preocupação com o futuro são alguns elementos associados ao problema.

“A ansiedade, por exemplo, é uma resposta do nosso organismo. Até certo ponto pode ser algo positivo. Deixa de ser positivo e passa a ser patológico quando começa a apresentar interferência direta na vida das pessoas”, frisa ele.

A entrevista completa pode ser assistida no canal da Rádio Cidade no Youtube. É só clicar no vídeo abaixo.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

SINTRICOMB começa a entregar material escolar na segunda-feira

Começa na próxima segunda-feira (20), a entrega de kits de material escolar a associados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB). O benefício é distribuído há mais de 20 anos e contempla associados que estudam em todas as esferas, bem como seus dependentes com idade de até 16 anos. Não há nenhum custo para retirada do material...
Continuar lendo...

Idoso sofre fraturas ao cair de seis metros de altura

Um homem de 60 anos de idade foi socorrido pelos bombeiros de Brusque e levado ao pronto socorro do hospital após sofrer queda de, aproximadamente, seis metros. O caso foi registrado esta manhã, por volta de 9h, no Bairro Poço Fundo. Segundo informações da equipe de socorro, ele fraturou uma das mãos e apresentava suspeita de fratura na região da bacia.  Apesar dos ferimentos, o idoso estava consciente. Ainda segundo os bombeiros, ele...
Continuar lendo...

Após abordagem PM identifica homem com mandado de prisão

Ontem, quinta-feira (16) por volta das 19h44 na rua Alvin Batistotti, no bairro Primeiro de Maio, uma guarnição da Polícia Militar de Brusque em rondas, após informações da agencia de inteligência, abordou um veículo, que estava em atitude suspeita. Em revista pessoal e veicular nada de ilícito foi localizado com o ocupante. Entretanto, na consulta nominal foi constatado que o mesmo estava com mandado de prisão ativo....
Continuar lendo...