Ansiedade e depressão lideram problemas de saúde mental

No Dia Mundial da Saúde Mental, anotado no calendário como sendo nesta quinta-feira (10), o entrevistado do programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, foi no psicólogo Jones Dias. Ele falou sobre problemas que têm se tornado cada vez mais frequentes no cotidiano das pessoas e impactado diretamente na saúde da mente, como ansiedade, bipolaridade, depressão, entre outros.

De acordo com Jones, o Brasil é o país mais ansioso e deprimido da América Latina. O estudo foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quase 10% da população possui algum tipo de transtorno de ansiedade.

“Realmente tem uma demanda muito grande. Precisamos trabalhar muito a questão da prevenção, quebrar o paradigma do preconceito. Porque, apesar dos números elevados, cerca de 70% das pessoas que possuem o sintomas não chegam até profissionais de saúde mental”, destaca ele.

Os transtornos mais comuns com diagnóstico no pais são a depressão e a ansiedade. Há casos de pessoas que possuem fobia social, fobias específicas, transtorno de ansiedade generalizada, entre outros. Medo, preocupação com o futuro são alguns elementos associados ao problema.

“A ansiedade, por exemplo, é uma resposta do nosso organismo. Até certo ponto pode ser algo positivo. Deixa de ser positivo e passa a ser patológico quando começa a apresentar interferência direta na vida das pessoas”, frisa ele.

A entrevista completa pode ser assistida no canal da Rádio Cidade no Youtube. É só clicar no vídeo abaixo.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Nova realeza da Fenarreco será eleita neste domingo (20)

A 34ª Fenarreco chega ao fim neste domingo (20), e é nesta data que será escolhida a nova realeza da festa. A partir das 20 horas começa o concurso que elegerá rainha, primeira e segunda princesa da Festa Nacional do Marreco. Neste sábado as oito participantes fazem o último ensaio de passarela para que tudo esteja impecável no domingo. Desde o final do mês de setembro elas tiveram uma agenda intensa de compromissos e...
Continuar lendo...

Em Guabiruba cão ataca mulher de 60 anos

Na manhã deste domingo (13) por volta das 06h12 na rua Guabiruba Sul, ocorreu um ataque de cachorro contra a sua dona. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e segundo relato da vítima, uma senhora de 60 anos, este cão estava abandonado e ela o adotou cerca de dois meses. O ataque do animal provocou ferimentos na perna direita e antebraços da vítima com lacerações. Após atendimento protocolar a vítima foi conduzido ao...
Continuar lendo...

Discussão envolve mais de 50 pessoas e 6 são presas

Na tarde de sábado (19) por volta das 17h57, o Centro de Operações da Polícia Militar de Brusque (Copom) fora informado sobre uma rixa que estava ocorrendo na rua BA-025, no bairro Bateas. Ao chegar no local a guarnição da PM se deparou com uma situação inusitada em se tratando de perturbação do sossego alheio, uma grande discussão entre vizinhos e que envolviam mais de 50 pessoas. Diante dos fatos fora solicitado o...
Continuar lendo...