Missa comemora 115 anos dos Dehonianos em Brusque

Nesta primeira sexta-feira do mês das missões, 4 de outubro, a Igreja Matriz São Luís Gonzaga, juntamente com membros do Apostolado da Oração e os seminaristas do Convento Sagrado Coração de Jesus, celebrou uma missa muito especial. Ela comemorou os 115 anos da presença dos padres Dehonianos em Brusque.

A celebração também fez memória a todos os padres que passaram pela paróquia ao longo desses anos. A eucaristia foi presidida pelo Pe. Gilberto Bonato Xavier, Provincial da Província Brasil Meridional (BRM), responsável pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) no Sul do Brasil.

A missa recordou o ano de 1904, quando chegaram no Porto de Paranaguá os primeiros Missionários Dehonianos no Sul do Brasil, vinculados à Congregação fundada pelo Padre Leão João Dehon. Foi então que, em 4 de outubro daquele ano, Dom José Pereira de Barros, Bispo de Curitiba, nomeou o padre Gabriel Lux como primeiro vigário da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus em Brusque, na Paróquia São Luís Gonzaga.

Foi o primeiro trabalho confiado pelo Bispo ao sacerdote, como lembra o pároco Diomar Romaniv. "Desde aquela época a presença da Congregação se expandiu, não só em Brusque, a medida que foram formadas outros comunidades, mas também em outras cidades e estados, com diferentes trabalhos".

O carisma Dehoniano é presente nas diversas áreas que a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus atua ao longo desses anos, com ações paroquiais nas igrejas, na educação, nas áreas sociais e comunicação. "Em Brusque temos, além dos padres Dehonianos que trabalham na Paróquia SLG, todo o trabalho de formação de novos padres no Convento, a dimensão educacional no Colégio e Faculdade São Luís e a Casa Padre Dehon, que mostra a espiritualidade da Congregação", diz.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Vítima entra em luta corporal com suposto autor de furto

Por volta das 21h56 deste domingo (13), a Policia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de furto na rua Evaldo Debatin, Centro de Guabiruba. Quando a guarnição chegou no local constatou a vitima em luta corporal com o autor do furto, e ao perceber que não conseguiria fugir do local com seu próprio veiculo, o autor embarcou no veiculo da vitima, um VW/Bora e se evadiu do local, levando mais uma quantia de R$ 4 mil em espécie. As...
Continuar lendo...

Carro e moto se envolvem em acidente

Por volta das 18h30  desta quarta-feira (09) os Bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência de trânsito envolvendo carro e uma motocicleta na Rua Augusto Klapoth, Bairro Águas Claras, em Brusque. Conforme a guarnição o condutor da moto, 21 anos, estava consciente e apresentava lacerações e possível fratura no pé esquerdo. Ele foi conduzido aos Hospital Azambuja. A passageira da moto, 19 anos, não apresentava...
Continuar lendo...

Seis passeios para renovar o feed do Insta durante a Fenarreco

Se você vem se divertir na 34ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), e quer renovar o feed do instagram com fotos maravilhosas, dar uma descansada (para depois aproveitar a Fenarreco) ou curtir a natureza, confira então essa lista com seis lugares de Brusque que você precisa conhecer.  1- Parque das Esculturas: com esculturas de mármores esculpidas por artistas brasileiros e estrangeiros, o parque é uma galeria a céu aberto e rende muitas...
Continuar lendo...