Servidores recebem capacitação

 

Na última sexta-feira (4) a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), enfermeiros e agentes comunitários de saúde de Brusque receberam capacitação, visando orientar sobre o Serviço de Atenção Integral as Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS), que está sendo implantando pela prefeitura e, será lançado no dia 29 de outubro.

O SAVS surge com a proposta de unificar a rede de atendimento, acolhendo e orientando as vítimas sobre os demais procedimentos, clínicos e legais, após a agressão sexual. Hospitais, Unidades Básicas de Saúde, órgãos estaduais como a Delegacia da Mulher, Instituto Geral de Perícia (IGP), Ministério Público entre outros, integram a rede intersetorial responsável por prestar auxílio ao paciente. A equipe da Secretaria de Saúde, que vai atender na Clínica da Mulher localizada na Policlínica, é composta por uma médica que atuará exclusivamente neste setor.

Também integram o quadro de servidores enfermeira, psicólogo e assistentes sociais. Thaisi da Cunha, coordenadora do SAVS, explica que até o lançamento do programa, haverá mais duas capacitações. “Na próxima quarta-feira (9) vamos se reunir com os médicos e no dia 21 com a equipe da Policlínica. Nossa meta é que a rede de atendimento conheça esse novo serviço e faça o imediato encaminhamento dos casos de violência sexual”.

A Diretora Geral da Secretaria de Saúde, Camila Pereira, lemba que o cuidado no primeiro contato com a vítima será um dos pontos fortes do novo programa. “Nós estamos realizando capacitações ininterruptas com o nosso servidor, não somente hoje aqui preparando para o SAVS, mas também em todos os setores da saúde pública municipal”, enfatiza. Camila Pereira lembra ainda que o paciente que será atendido pelo programa, chegará a rede uma carga muito forte nas doenças psíquicas, e portanto a atenção deve ser redobrada.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões