Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira

Começa neste segunda-feira (7) e prossegue até o dia 25 de outubro a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Brusque, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacinação, além da Policlínica Central, atenderão a comunidade entre 8h e 12h e das 13h as 17h. O Dia de Intensificação será no sábado, 19 de outubro, onde as UBS estarão abertas. 

O foco do Ministério de Saúde é atender crianças entre seis meses e cinco anos, mas toda a população está convocada a comparecer nos postos para colocar a carteira em dia. Na última sexta-feira (5) as equipes receberam capacitação do setor de Vigilância Epidemiológica sobre as o calendário de imunização. 

Em relação ao Sarampo, devem ser vacinadas crianças de seis a doze meses com a chamada dose zero. Ao completarem um ano, os pequenos precisam novamente serem imunizados e receberem um reforço após três meses. Adultos até 29 anos (que quando criança não receberam a dose), também devem tomar a vacina com um reforço, no intervalo de 90 dias. Já indivíduos entre 30 e 49 anos, a recomendação do Ministério da Saúde é que seja aplicada apenas uma imunização. Após essa idade, apenas com recomendação médica. Na dúvida, procure uma UBS. 

A prefeitura vai aproveitar a campanha para ofertar a vacina contra a Febre Amarela, que passou a ser obrigatória em todo o país. Em Santa Catarina já houve registros da doença com duas mortes. Por estar em uma área de Mata Atlântica, há uma grande probabilidade do vírus vir a circular em Brusque, principalmente com a chegada do verão e, a Vigilância Epidemiológica está intensificando a prevenção em toda a população. Vale salientar que quem já tomou a imunização em qualquer momento, e está registrado na carteira, não é necessário tomá-la. Porém, como parte da população não possuem registro, o recomendável é tomar a vacina mais uma vez. Não há efeito colateral. A prevenção contra a Febre Amarela está disponível para crianças a partir de nove meses, até 59 anos. Após essa idade, somente com recomendação médica. 

A enfermeira Natália Cabral Marchi, lembra que com a chegada das festas de outubro e do verão, a região vai receber muitos turistas de todo o Brasil e, existe a possibilidade de haver transmissão das doenças, principalmente do Sarampo, já que há um surto em algumas regiões do país. “Temos que receber e acolher o turista na nossa cidade, mas para evitar as doenças, a vacinação é a melhor prevenção para todos. Portando fica o apelo ao comparecimento de todos nas Unidades de Saúde durante essa campanha”.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Solenidade marca encerramento do programa Estudante Cidadão

Na quarta-feira, 13, a Polícia Militar participou da solenidade de encerramento do programa Estudante Cidadão na Escola Municipal de Educação Básica Professora Augusta Dutra de Souza, no bairro Limeira, em Brusque. O programa foi implantado em agosto de 2019, com a participação de aproximadamente 320 crianças, do 1º ao 9º ano. O comandante da 7ª Região de Polícia Militar (RPM) coronel Moacir Gomes Ribeiro, e...
Continuar lendo...

Homicídio em Balneário Camboriú ainda é um mistério

Nesta quinta-feira (14), por volta das 19h30, na rua Bom Retiro, bairro Municípios, em Balneário Camboriú, ocorreu um homicídio. Segundo testemunhas, um veículo prata ainda não identificado passou em frente ao camelódromo local e efetuou disparos na direção de um grupo de pessoas que ali estavam. Três pessoas foram feridas, uma delas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito e as outras duas seguem...
Continuar lendo...

Possível briga termina com mulher ferida e menor baleado

Uma mulher de 30 anos de idade e um adolescente de foram socorridos esta madrugada no Centro de Guabiruba. Ele estava com ferimento de bala, tiro de revólver calibre 22, segundo o Corpo de Bombeiros. A ocorrência foi registrada por volta de 02h da madrugada. Segundo os bombeiros, a mulher estava sobre a calçada, com suspeita de fratura no rosto. Já o menor havia sido detido por policiais militares e apresentava perfuração na região do...
Continuar lendo...