Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira

Começa neste segunda-feira (7) e prossegue até o dia 25 de outubro a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Brusque, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacinação, além da Policlínica Central, atenderão a comunidade entre 8h e 12h e das 13h as 17h. O Dia de Intensificação será no sábado, 19 de outubro, onde as UBS estarão abertas. 

O foco do Ministério de Saúde é atender crianças entre seis meses e cinco anos, mas toda a população está convocada a comparecer nos postos para colocar a carteira em dia. Na última sexta-feira (5) as equipes receberam capacitação do setor de Vigilância Epidemiológica sobre as o calendário de imunização. 

Em relação ao Sarampo, devem ser vacinadas crianças de seis a doze meses com a chamada dose zero. Ao completarem um ano, os pequenos precisam novamente serem imunizados e receberem um reforço após três meses. Adultos até 29 anos (que quando criança não receberam a dose), também devem tomar a vacina com um reforço, no intervalo de 90 dias. Já indivíduos entre 30 e 49 anos, a recomendação do Ministério da Saúde é que seja aplicada apenas uma imunização. Após essa idade, apenas com recomendação médica. Na dúvida, procure uma UBS. 

A prefeitura vai aproveitar a campanha para ofertar a vacina contra a Febre Amarela, que passou a ser obrigatória em todo o país. Em Santa Catarina já houve registros da doença com duas mortes. Por estar em uma área de Mata Atlântica, há uma grande probabilidade do vírus vir a circular em Brusque, principalmente com a chegada do verão e, a Vigilância Epidemiológica está intensificando a prevenção em toda a população. Vale salientar que quem já tomou a imunização em qualquer momento, e está registrado na carteira, não é necessário tomá-la. Porém, como parte da população não possuem registro, o recomendável é tomar a vacina mais uma vez. Não há efeito colateral. A prevenção contra a Febre Amarela está disponível para crianças a partir de nove meses, até 59 anos. Após essa idade, somente com recomendação médica. 

A enfermeira Natália Cabral Marchi, lembra que com a chegada das festas de outubro e do verão, a região vai receber muitos turistas de todo o Brasil e, existe a possibilidade de haver transmissão das doenças, principalmente do Sarampo, já que há um surto em algumas regiões do país. “Temos que receber e acolher o turista na nossa cidade, mas para evitar as doenças, a vacinação é a melhor prevenção para todos. Portando fica o apelo ao comparecimento de todos nas Unidades de Saúde durante essa campanha”.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque FC conta com um novo fisioterapeuta

Na quinta-feira (06) o Brusque FC apresentou o novo fisioterapeuta, Gustavo Chenci. Ele tem 28 anos e é natural de Altinópolis, no interior de São Paulo. Trabalhou nas equipes como Comercial de Ribeirão Preto, no Sertãozinho de São Paulo, além do trabalho recente no Tubarão de Santa Catarina, onde ficou por 1 ano e 4 meses. Gustavo comentou sobre o atual momento do Brusque. "Hoje o Brusque é um clube em ascensão no...
Continuar lendo...

Atendimentos de emergência nos bombeiros aumentam 31% em Brusque

O Corpo de Bombeiros de Brusque registrou aumento de 31% no número de ocorrências de emergências em relação a 2018. Os dados dizem respeito ao período compreendido entre 21 de dezembro de 2019 e 01 de janeiro de 2020. Conforme os números, no mesmo período de 2018, a corporação atendeu a 143 chamados desta natureza. Um ano depois (2019/2020), a quantidade passou para 208. Os chamados de emergência dizem respeito a...
Continuar lendo...

OAB de Brusque sugere adiar a data de vencimento do IPTU, entre outras medidas econômicas e tributárias

A OAB de Brusque, em iniciativa da sua Comissão de Direito Tributário, encaminhou ofícios aos prefeitos de Brusque, Botuverá e Guabiruba nesta quarta-feira, 25 de março, solicitando aos chefes dos Executivos, a análise e implementação de medidas no âmbito econômico e tributário, a toda população. O objetivo das medidas é diminuir o impacto que as suspensões das atividades, por conta da...
Continuar lendo...