Câmara aprova projeto que facilita divórcio de vítima de violência

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (3) proposta que altera a Lei Maria da Penha para facilitar o processo de separação das vítimas de violência doméstica. Segundo o texto, o juiz responsável pela ação de violência doméstica também poderá decretar o divórcio ou a dissolução da união estável a pedido da vítima. A matéria agora segue para sanção presidencial.

Os deputados aprovaram nesta quinta-feira as alterações do Senado ao projeto de lei 510/19 do deputado Luiz Lima (PSL-RJ).

A proposta também garante às vítimas de violência o direito à assistência jurídica. Caso a situação de violência doméstica comece após o pedido de divórcio ou dissolução da união estável, a ação terá preferência no juízo onde estiver em tramitação.

Prioridade

O texto altera o Código de Processo Civil para dar prioridade à tramitação das ações em que a parte seja vítima de violência doméstica em toda a justiça cível. A mudança foi incluída no Código de Processo Civil e vale para as ações de separação e para pedidos de reparação.

Para o autor do projeto, facilitar o divórcio das vítimas de violência é um processo simples, mas muito relevante para as famílias e para garantir que a violência não se repita

A relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF), destacou a importância do projeto para que o juiz responsável pela ação de violência doméstica possa decretar a separação para “desconstruir os vínculos que provocaram muito sofrimento na mulher, nas crianças e no conjunto da sociedade”.

O texto aprovado também determina que o juiz e a autoridade policial deverão informar a vítima sobre eventual ajuizamento de pedidos de separação. E, se for o caso, o juiz tem 48 horas para encaminhá-la às defensorias públicas para que solicite a separação.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa ferida

Por volta das 18h21 desta quinta-feira (10) a guarnição do Corpo de Bombeiros se deslocou até a  rua Mathilde Hofmann, Centro II, para atender um acidente de trânsito. No local, foi constatado tratar-se de uma colisão envolvendo um veículo e uma motocicleta. O veículo envolvido foi um Fiat Siena, cor preta, placas de Gaspar,  conduzido por  um homem de 57 anos de idade, que encontrava-se deambulando no local, consciente e...
Continuar lendo...

Motorista embriagado se envolve em acidente

Neste sábado (19) por voltas das 02h08min, a Polícia Militar foi acionada devido um acidente de trânsito com vítima no bairro Nova Brasília. No local foi confeccionado o Boletim de ocorrência de acidente de trânsito e a guarnição percebeu que um dos condutores apresentava sinais de embriaguez. A PM indagou o motorista se havia ingerido bebida alcóolica, e o mesmo assumiu que havia tomado 03 latas de cerveja. Ao condutor foi...
Continuar lendo...

Bombeiros são acionados para o corte de árvores

Nesta quarta-feira (30) por volta das 9h35 duas guarnições dos Bombeiros se deslocaram para realizar o corte de árvore no bairro Ponta Russa, em Brusque. No local, a árvore, nativa, estava em uma propriedade particular e por razão dos fortes ventos ocorridos na terça-feira (29) apresentava uma rachadura, ficando apoiada em outra árvore e apresentava risco iminente de cair. Dessa forma foi feito o corte das duas árvores. Após o...
Continuar lendo...