Câmara aprova projeto que facilita divórcio de vítima de violência

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (3) proposta que altera a Lei Maria da Penha para facilitar o processo de separação das vítimas de violência doméstica. Segundo o texto, o juiz responsável pela ação de violência doméstica também poderá decretar o divórcio ou a dissolução da união estável a pedido da vítima. A matéria agora segue para sanção presidencial.

Os deputados aprovaram nesta quinta-feira as alterações do Senado ao projeto de lei 510/19 do deputado Luiz Lima (PSL-RJ).

A proposta também garante às vítimas de violência o direito à assistência jurídica. Caso a situação de violência doméstica comece após o pedido de divórcio ou dissolução da união estável, a ação terá preferência no juízo onde estiver em tramitação.

Prioridade

O texto altera o Código de Processo Civil para dar prioridade à tramitação das ações em que a parte seja vítima de violência doméstica em toda a justiça cível. A mudança foi incluída no Código de Processo Civil e vale para as ações de separação e para pedidos de reparação.

Para o autor do projeto, facilitar o divórcio das vítimas de violência é um processo simples, mas muito relevante para as famílias e para garantir que a violência não se repita

A relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF), destacou a importância do projeto para que o juiz responsável pela ação de violência doméstica possa decretar a separação para “desconstruir os vínculos que provocaram muito sofrimento na mulher, nas crianças e no conjunto da sociedade”.

O texto aprovado também determina que o juiz e a autoridade policial deverão informar a vítima sobre eventual ajuizamento de pedidos de separação. E, se for o caso, o juiz tem 48 horas para encaminhá-la às defensorias públicas para que solicite a separação.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Moisés comemora início promissor e prevê duelo parelho em Joinville

O atacante Moisés chegou ao Brusque no final do mês passado e em pouco tempo já caiu nas graças da torcida. Com três gols em três jogos, o jogador, que foi artilheiro da Série B do Estadual, comemora o bom início no clube. "Vim para o Brusque com o intuito de ajudar a equipe e fico feliz que as coisas vem dando certo, afastamos a má fase. O time vinha criando, mas não estava conseguindo as vitórias. Buscamos primeiro...
Continuar lendo...

Carro e moto colidem na Ivo Silveira

Na noite de sábado (07) por volta das 22h15 no km 106,300, da SC-108, Rodovia Ivo Silveira, no bairro Bateias, no município de Gaspar/SC, ocorreu um acidente de trânsito com 1 vítima com graves lesões.  Trata-se de acidente do tipo abalroamento transversal, envolvendo um automóvel/VW Jetta 2.0T com placas do município de Pomerode e uma motocicleta Honda/CG 125 Titan com placa do Gaspar. O motociclista foi conduzido ao...
Continuar lendo...

Anjos do Peito busca apoio na Câmara dos Deputados

O Instituto Catarinense Anjos do Peito no período de abril a agosto deste ano, 2019, contou com a ajuda de mais de 30 parceiros e apoiadores. De acordo com a presidente da Anjos do Peito, Angelina Lúcia Tarter, agora o objetivo do Instituto é incentivar ainda mais o apoio por parte das empresas. Para avançar nas pretensões foi mantido contato com dois deputados federais dispostos a assinar um projeto para que ao contribuir com a ONG, as empresas tenham...
Continuar lendo...