Representantes do IBGE esclarecem dúvidas sobre pesquisas

Para trazer mais detalhes em relação as pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participaram da programação da Rádio Cidade, na sexta-feira (27) o chefe da agência do IBGE de Brusque, Felipe Augusto Paiva e o técnico e chefe substituo da agência, Ronaldo Luís Pedroso.

Felipe destacou que o IBGE está nas ruas todos os dias. “Estamos trabalhando a PNAD e PNS e outras pesquisas, e é importante que as pessoas saibam o que a gente faz, as pesquisas que trabalhamos”, afirmou.

Conforme ele a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) é a principal, e a de rotina da agência, com os temas: escolaridade, habitação, trabalho e dependendo do trimestre também se tem um questionário sobre turismo, fecundidade e imigração. Já a Pesquisa Nacional de Saúde se começa a responder sobre escolaridade, habitação, trabalho, e após um questionário da saúde, com vários temas, sendo bastante amplo.

Ronaldo enfatizou que as pessoas devem se certificar, observar a identificação dos entrevistadores e a partir disso responder da melhor forma. “As pessoas não precisam ter medo, vergonha, porque todas as informações passadas para o IBGE tem o sigilo garantido por lei, o que for falado só será usado para fazer estatísticas”, afirmou ele.

Ele reforçou que muitas vezes os entrevistadores vão as casas, à tardinha ou a noite. “Eles vão em horários diferenciados, pois no horário comercial muitas pessoas trabalham, então se tenta, quando não se consegue o contato durante o dia, ir em outros horários”, frisou Ronaldo.

Em Brusque, atuam exclusivamente na PNS, os entrevistadores, Jean e Marisa. Qualquer dúvida sobre identificação do funcionário do IBGE o cidadão pode ligar gratuitamente para o 0800 721 8181 e esclarecer.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões