Saúde ocular deve ser preocupação desde cedo

Os cuidados com a saúde ocular foram assuntos no programa Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (25). A médica oftalmologista Maria Amélia Ennes esclareceu pontos, tirou dúvidas dos ouvintes e internautas sobre doenças oculares.

Segundo a médica, os cuidados com a saúde dos olhos devem começar já no momento em que a criança vem ao mundo. “Já na maternidade é realizado teste do olhinho, que é um teste obrigatório, feito pelo pediatra. Na detecção de alguma alteração nesse teste, automaticamente é encaminhado para um especialista para uma avaliação mais aprofundada”, pontua ela, afirmando que ideal é que se faça uma avaliação a cada ano. Principalmente no período pré-escolar, quando se percebe muitos casos de grau elevado de óculos.

O estrabismo é um sinal importante para que se leve a criança em uma consulta oftalmológica. Existem tipos diferentes da doença. Há o por alto grau de óculos, cuja solução pode ser simples fato de por o óculos. Há, ainda, outros casos que somente se corrige através de cirurgias.

A oftalmologista chama atenção para o excesso de exposição a aparelhos como celulares. Isso também traz problemas graves pra a saúde ocular. “O fato de se usar o celular em uma distância muito o curta acaba induzindo à miopia em crianças, principalmente. A taxa de miopia tem aumentado consideravelmente”, frisa ela, apontando que o ideal é que a criança fique, no máximo, uma hora por dia exposta.

Na fase adulta, a médica explica que é necessário que a pessoa busque uma avaliação da saúde ocular, no mínimo, a cada dois anos após a fase dos 40 ou 50 anos de idade.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Ansiedade e depressão lideram problemas de saúde mental

No Dia Mundial da Saúde Mental, anotado no calendário como sendo nesta quinta-feira (10), o entrevistado do programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, foi no psicólogo Jones Dias. Ele falou sobre problemas que têm se tornado cada vez mais frequentes no cotidiano das pessoas e impactado diretamente na saúde da mente, como ansiedade, bipolaridade, depressão, entre outros. De acordo com Jones, o Brasil é o país mais...
Continuar lendo...

Polícia Civil prende em flagrante autores de furto e extorsão

A Polícia Civil, por intermédio da DIC - Divisão de Investigação Criminal de Brusque, prendeu na tarde desta segunda-feira (4) dois indivíduos pela prática dos crimes furto e extorsão. F.A.S (28 anos de idade) e C.S.R (30 anos de idade) são suspeitos de cometerem um furto em um estabelecimento comercial na madrugada de segunda-feira no bairro Guarani e na manhã do mesmo dia passaram a fazer ligações...
Continuar lendo...

Comissão de vereadores está visitando postinhos de saúde

Nas últimas semanas, o grupo de vereadores que integram a Comissão Especial de Saúde do Poder Legislativo cumpriu agenda de visitas às unidades básicas de saúde (UBS) nos bairros de Brusque. Até o momento, UBSs dos bairros Limeira, Nova Brasília, Santa Rita, Steffen, Volta Grande e Planalto receberam a comitiva em suas instalações. Nas localidades, os parlamentares são recebidos pelos coordenadores das unidades e...
Continuar lendo...