Saúde ocular deve ser preocupação desde cedo

Os cuidados com a saúde ocular foram assuntos no programa Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (25). A médica oftalmologista Maria Amélia Ennes esclareceu pontos, tirou dúvidas dos ouvintes e internautas sobre doenças oculares.

Segundo a médica, os cuidados com a saúde dos olhos devem começar já no momento em que a criança vem ao mundo. “Já na maternidade é realizado teste do olhinho, que é um teste obrigatório, feito pelo pediatra. Na detecção de alguma alteração nesse teste, automaticamente é encaminhado para um especialista para uma avaliação mais aprofundada”, pontua ela, afirmando que ideal é que se faça uma avaliação a cada ano. Principalmente no período pré-escolar, quando se percebe muitos casos de grau elevado de óculos.

O estrabismo é um sinal importante para que se leve a criança em uma consulta oftalmológica. Existem tipos diferentes da doença. Há o por alto grau de óculos, cuja solução pode ser simples fato de por o óculos. Há, ainda, outros casos que somente se corrige através de cirurgias.

A oftalmologista chama atenção para o excesso de exposição a aparelhos como celulares. Isso também traz problemas graves pra a saúde ocular. “O fato de se usar o celular em uma distância muito o curta acaba induzindo à miopia em crianças, principalmente. A taxa de miopia tem aumentado consideravelmente”, frisa ela, apontando que o ideal é que a criança fique, no máximo, uma hora por dia exposta.

Na fase adulta, a médica explica que é necessário que a pessoa busque uma avaliação da saúde ocular, no mínimo, a cada dois anos após a fase dos 40 ou 50 anos de idade.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Defesa Civil de Brusque divulga possibilidade de temporal nas próximas horas

A Defesa Civil de Brusque informa sobre a possibilidade de temporal com risco de granizo e ventos fortes, nas próximas horas desta quinta-feira (12). A Epagri/Ciram informa que as chuvas devem acontecer em todo estado com temporais localizados com chuva localmente forte, rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo. Toda essa mudança se deve a uma convecção associada ao forte calor e deslocamento de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, que chega no sul de...
Continuar lendo...

Alunos do Sesi Escola visitam a Rádio Cidade

A Rádio Cidade recebeu na tarde desta segunda-feira (4) uma visita mais que especial. Trata-se de estudantes do segundo ano do Sesi Escola. O grupo foi conhecer de perto os estúdios, a programação e a história da emissora, que completou 37 anos de existência no último sábado (2). De acordo com a professora Alessandra Celeste, uma das integrantes que acompanhou os alunos, a visita faz parte de um trabalho desenvolvido em sala de aula e...
Continuar lendo...

Grave acidente entre Brusque e Nova Trento

Uma mulher de 26 anos de idade foi conduzida em estado grave para o hospital após bater de moto contra um carro. Ela pilotava uma CG 150 Titan ES, placa de Brusque, quando se envolveu no acidente na rodovia Gentil Archer, entre Brusque e Nova Trento. A colisão foi por volta das 20 horas de ontem, sexta-feira (18), contra um Renault Sandero, também de Brusque. O carro tinha como condutor a uma mulher de 57 anos de idade. De acordo com o relato da Polícia Militar...
Continuar lendo...