Saúde ocular deve ser preocupação desde cedo

Os cuidados com a saúde ocular foram assuntos no programa Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (25). A médica oftalmologista Maria Amélia Ennes esclareceu pontos, tirou dúvidas dos ouvintes e internautas sobre doenças oculares.

Segundo a médica, os cuidados com a saúde dos olhos devem começar já no momento em que a criança vem ao mundo. “Já na maternidade é realizado teste do olhinho, que é um teste obrigatório, feito pelo pediatra. Na detecção de alguma alteração nesse teste, automaticamente é encaminhado para um especialista para uma avaliação mais aprofundada”, pontua ela, afirmando que ideal é que se faça uma avaliação a cada ano. Principalmente no período pré-escolar, quando se percebe muitos casos de grau elevado de óculos.

O estrabismo é um sinal importante para que se leve a criança em uma consulta oftalmológica. Existem tipos diferentes da doença. Há o por alto grau de óculos, cuja solução pode ser simples fato de por o óculos. Há, ainda, outros casos que somente se corrige através de cirurgias.

A oftalmologista chama atenção para o excesso de exposição a aparelhos como celulares. Isso também traz problemas graves pra a saúde ocular. “O fato de se usar o celular em uma distância muito o curta acaba induzindo à miopia em crianças, principalmente. A taxa de miopia tem aumentado consideravelmente”, frisa ela, apontando que o ideal é que a criança fique, no máximo, uma hora por dia exposta.

Na fase adulta, a médica explica que é necessário que a pessoa busque uma avaliação da saúde ocular, no mínimo, a cada dois anos após a fase dos 40 ou 50 anos de idade.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

PM recupera Toyota Hilux roubada

No começo da manhã de sábado, por volta das 06h57 a Polícia Militar recebeu uma ligação informando que a caminhonete Toyota Hilux, que havia sido roubada de uma mulher na tarde de sexta-feira (10) quando saía de uma padaria localizada no Bairro Maluche havia sido encontrada. O veículo estava abandonado na rua Alberto Knop, no bairro Souza Cruz. Uma guarnição foi até o local e confirmou tratar-se do referido...
Continuar lendo...

Motociclista morre após bater contra poste no Águas Claras

O trânsito de Brusque registrou mais um acidente com morte na manhã deste domingo (13). Por volta das 5h25 o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o acidente na rua Santa Cruz, próximo  ao número 477, bairro Águas Claras. Chegando ao local, constataram que se tratava de um choque de motocicleta contra o poste e que o piloto já estava sem vida. A Polícia Militar também foi acionada para fazer o registro do acidente e a...
Continuar lendo...

Mais um acidente de trabalho é registrado nesta terça-feira

Mais um acidente de trabalho foi registrado na tarde desta terça-feira (24), dessa vez o fato aconteceu em Guabiruba na Rua Expedicionário Carlos Fischer, Bairro Imigrantes. Um homem, 53 anos, teve os dedos da mão direita preso em uma prensa hidráulica. Quando a guarnição chegou no local, ele já havia se desprendido da prensa e apresentava suspeita de fratura fechada com laceração nos dedos. Ele foi conduzido ao Hospital de...
Continuar lendo...