Advogados esclarecem mudanças com a MP 881

Aconteceu na noite desta segunda-feira (23) mais um evento alusivo aos 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB). A palestra MP 881 – MP da Liberdade Econômica atraiu um grande número de pessoas ao auditório da entidade. Ela foi ministrada pelos advogados Jairo Leandro Luiz Rodrigues e André Bevilaqua, assessores jurídicos da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc).

Entre os principais pontos destacados por eles estão as mudanças que afetam, principalmente, quem trabalha em setores como comércio, educação e bancário. Além disso, ela é benéfica para quem deseja abrir o próprio negócio em alguns setores, reduzindo consideravelmente a burocracia.

No caso dos empregados comerciários, a proposta original previa que o expediente de serviço em feriados e finais de semana não precisava de qualquer tipo de autorização do Estado ou negociação entre entidades das classes laboral e empresarial. No Congresso Nacional, durante a fase de discussão e votação, a regra foi alterada e, agora, há a necessidade de que esta alteração esteja contemplada nas Convenções Coletivas do setor.

Já em relação aos bancários, a mudança abre a possibilidade de que o serviço possa ser realizado aos finais de semana e feriados, sem qualquer acréscimo de valores com horas extras, por exemplo.

“Especificamente, os bancários foram prejudicados. No caso dos bancários, havia uma restrição na CLT que os desobrigava a trabalhar nos feriados e domingos. Os bancários e os professores. Agora, com esta lei, estão autorizados a trabalhar nos feriados e domingos sem consideração de horas extraordinária sou acréscimo em suas remunerações”, pontua Jairo.

Antes da explanação acerca dos principais pontos, o advogado André Bevilaqua apresentou  ao público como funciona o processo de legislação no Brasil, a diferença entre leis complementares e decretos, entre outros.

Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, a palestra foi esclarecedora. Embora já estivesse programada bem antes, ela coincidiu com a proximidade da sanção da até então MP pelo presidente Jair Bolsonaro, ato este realizado na última sexta-feira, 20.

“Existiam muitas dúvidas entre os trabalhadores de um modo geral. Ficou muito claro o que foi mudado e o que não foi com essa Medida Provisória. Eu acreditava que ela seria mais ampla do que foi. Houve pontos positivos e pontos negativos para os trabalhadores”, frisou ele.

As comemorações dos 60 anos do Sintricomb possuem ainda outras quatro palestras agendadas. Os temas serão Câncer de mama (14/10), Mobilidade Urbana (21/10), Câncer de Próstata (04/11) e Assédio Moral no Trabalho (04/11). O 10º Baile do Sintricomb encerra o cronograma, em 23/11. Todos os eventos são abertos ao público.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Prefeitura atualiza informações sobre coronavírus

Nesta terça-feira (17) Brusque conta com seis casos suspeitos de coronavírus (covid-19), nenhum confirmado até o momento. Pessoas que viajaram recentemente para o exterior, qualquer que seja o país; ou para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, devem permanecer em casa por sete dias. Caso apresente sintomas leves, como tosse e coriza, deve-se acionar a Vigilância em Saúde pelo Whatsapp (47) 988481054. Pacientes com sintomas...
Continuar lendo...

Presidente do CMDCA fala sobre a função do conselho e o início da gestão

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Kevin Willian Siqueira dos Santos,  servidor de carreira da Secretaria de Assistência Social há mais de cinco anos, afirma que está preparado para conduzir o Conselho da melhor forma. A cerimônia de posse foi realizada em 28 de janeiro, no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Na ocasião, também foram...
Continuar lendo...

Assinada a ordem de serviço para a construção da quadra de esporte no bairro Zantão

À tarde desta terça-feira (19) foi especial para a comunidade do bairro Zantão isso porque foi assinada a ordem de serviço da quadra de esportes coberta para a comunidade. Vinda através de recurso do Ministério do Esporte, viabilizada pelo deputado Peninha, a obra terá 523m² e custará R$ 425mil. O ato aconteceu na gabinete do prefeito.  A assinatura contou com a participação do poder executivo, empresa...
Continuar lendo...