Solenidade lança comemorações de 60 anos do Sintricomb

Foram lançadas na noite desta segunda-feira, 02, as comemorações dos 60 anos da Carta Sindical do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb).  O evento, realizado no auditório da entidade, reuniu lideranças políticas, empresariais e do setor sindical de Santa Catarina. Homenagens a ex-diretores e lançamento de uma cartilha de segurança no trabalho marcaram o ato.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon), Ademir Pereira, disse na ocasião que acompanha a atuação do Sintricomb desde a década de 1970, quando presidia o Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC).

“Naquela época, lembro que fui a Florianópolis, com o então presidente, e conseguimos viabilizar algum recursos financeiro para auxiliar as atividades do Sintricomb”, pontuou, citando a parceria que existe entre as duas entidades, mesmo cada uma representando interesses distintos.

Já o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, lembrou momento de dificuldades vividos pelo sindicato ao longo da história. Como a batalha para conseguir conquistar a sede própria, construída com dinheiro emprestado e inaugurada em 2001.

“Vivemos um período difícil, controlando os gatos ao máximo por conta do investimento que precisamos fazer naquela época. A doutora Rosana (Rosana Letzov, ex-assessora jurídica da entidade) foi quem emprestou o dinheiro para que pudéssemos executar a obra. Precisávamos, pois já tínhamos perdido tudo na enchente quando a sede era na Rua General Osório (Bairro Guarani)”, lembrou ele.

Durante o evento, o púbico assistiu a um vídeo com depoimentos de ex-diretores, associados e da ex-assessora jurídica. O relato concentrou-se na trajetória desde a fundação da Associação dos Profissionais na Construção Civil de Brusque, em 1938, passando pela emissão da Carta Sindical, em 1959, até os dias atuais. Depoimentos como dos ex-presidentes Élio Manoel Pinto, hoje empresário, e Valentim Bresciani, aposentado. Ambos dirigiram o sindicato a partir da década de 1970.

Cartilha aborda segurança nos canteiros de obras

Idealizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Joaçaba, a cartilha de segurança possui ações voltadas a orientar sobre os cuidados na execução de tarefas na área da construção. O material foi adaptado pelo Sintricomb e elaborado em parceria com o Sinduscon. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) também fará uso do material e o divulgará em todo o estado.

O lançamento da cartilha durante o avento desta segunda-feira foi feito pelo presidente do Siticom Joaçaba, Pedro Nogueira Junior.

Homenagens

Ainda durante a solenidade de lançamento das comemorações dos 60 anos do Sintricomb, foram realizadas homenagens a pessoas que deixaram sua marca na história da entidade. Os ex-presidentes Valentim Bresciani e Élio Manoel Pinto, o ex-diretor e um dos associados mais antigos, Francisco Tomasi, bem como a ex-assessora jurídica do sindicato, a advogada Rosana Letzov, e o atual diretor financeiro, Elizeu Schmitz.

A solenidade teve, ainda, homenagem ao ex-presidente do sindicato, Renato José Lungen, falecido em 2011. O auditório do sindicato, inaugurado em 2012, recebeu o nome dele. Lungen presidiu o Sintricomb de 1991 a 2011.

Carta Sindical

O Sintricomb recebeu a Carta Sindical do governo federal em 1959, no dia 4 de dezembro. Até então, a entidade existia como Associação dos profissionais em Construção de Brusque, cuja reunião de fundação foi realizada em setembro de 1938.

O sindicato foi bastante atuante nas décadas de 1960 e 1970. Permaneceu parado até final dos anos 1980, quando teve suas atividades retomadas. Uma Junta Governativa foi montada em 1988, sendo eleita uma nova diretoria em 1990. De lá para cá, as atividades permanecem ininterruptas.

Atualmente, o Sintricomb está localizado na Rua Francico Cervi, 39, Centro de Brusque. O sindicato possui atuação nas cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, Canelinha, São João Batista, Imbuia, Major Gercino e Leoberto Leal.

Há em torno de cinco mil trabalhadores na base, sendo, destes, cerca de dois mil associados ao sindicato.

CRONOGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DOS 60 ANOS DO SINTRICOMB

Setembro

Dia 02

Lançamento das ações e eventos alusivos aos 60 anos

Dias 02, 09, 16, 23 e 30

Programa Café na Obras

Dia 10

Congresso Técnico 21º Campeonato de Fuebol

Dia 23

Palestras MP da Liberdade Econômica e Nova Previdência

Outubro

Dia 14

Palestra Outubro Rosa – Rede Feminina de Combate ao Câncer

Dia 21

Palestra Mobilidade Urbana – Maicon Bertolini

Novembro

Dia 04

5º Encontro de Encarregados e Mestres de Obras

Palestra sobre câncer de próstata

Palestra sobre Assédio Moral no trabalho

Dia 23

10º Baile do Sintricomb

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Ciretran (Detran) de Brusque não atenderá na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (3) não haverá atendimento ao público na Ciretran de Brusque (Detran). De acordo com a direção do órgão, o local passará por processo de desinfecção, devido ao grande número de pessoas que circula por ali diariamente. As pessoas eventualmente agendadas para este dia poderão comparecer na quarta-feira (5), ou ao longo da semana, Não há necessiadde de agendar novos...
Continuar lendo...

Carro teria acertado ciclista e fugido do local

Um rapaz de 18 anos de idade foi encaminhado ao pronto socorro do hospital após se acidentar na rua São Pedro, bairro São Pedro, em Guabiruba. O fato foi registrado por volta de 19h57 de ontem, sábado (20). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele apresentava ferimentos leves quando encontrado. O rapaz disse que trafegava pela via, quando teve a frente cortada por um carro. O motorista teria fugido do local. Não há informações sobre o...
Continuar lendo...

Três Unidades de Saúde não terão atendimento externo nesta quinta-feira (17)

A Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Brusque informa a população dos bairros abrangentes pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Poço Fundo, Rua Nova Trento e Rio Branco, que não haverá atendimento externo nesta quinta-feira (17). Os servidores estarão em capacitação da Oficina de Acolhimento e Escuta Qualificada do projeto-piloto Acesso Avançado.  Vale salientar que...
Continuar lendo...