Escola Isaura Gouvêa Gevard participa de atividades sobre inclusão e diversidade

O programa Saúde na Escola (PSE), realizado em parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação de Brusque, promoveu nesta semana mais uma ação educativa, desta vez na Escola de Educação Fundamental (EEF) Professora Isaura Gouvêa Gevard, no bairro Poço Fundo. O trabalho foi desenvolvido pela agente comunitária Cátia Regina dos Santos Elias da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cedrinho e, pela professora Alaíde Fugazza Guesser, ambas articularas do PSE. 

Tendo como mote a Semana da Inclusão, os estudantes receberam orientações sobre as dificuldades enfrentas por pessoas com deficiência. Entre palestras e situações reais, os alunos foram estimulados a se locomover sem visão, em cadeiras de rodas, com  tampões nos ouvidos e até mesmo com parte dos membros inferiores e superiores imobilizados temporariamente. Um dos objetivos, foi conscientizar e chamar a atenção das crianças sobre a necessidade de auxílio dos alunos que possuem a mobilidade reduzida. 

A agente comunitária de saúde explica que o trabalho foi focado na inclusão social, e também, a com a presença de outros setores como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com palestras sobre diversidades, inclusão, Bullying, etc. “Ações de prática de esportes, como o vólei sentado e a simulação de situações de pessoas com idades avançadas, como a dificuldade em enxergar, preparam os alunos, não só a conviver com as diferenças na escola, mas também em toda a sociedade”, comenta Cátia Regina dos Santos Elias.

Já Alaíde Fugazza Guesser declara que o respeito, acima de tudo, é uma prática a ser adotada por toda a comunidade escolar, tendo inclusive que seu ambiente estar adaptado a estes alunos. “A experiência vivida temporariamente pelos estudantes, tem por objetivo chamar a atenção de todos pela manutenção de ação contínua de ajuda, respeito e companheirismo”, pontua a professora. 

O Programa Saúde na Escola promove atividades de prevenção e orientação nos estabelecimentos de ensino. Cada Escola e UBS, possui pelo menos um articulador, que se comunicam entrem sí, visando levar as atividades dos postos de saúde dos bairros até os educandários.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque Futebol Clube volta aos treinos nesta quinta

Uma boa notícia aos torcedores do Brusque Futebol Clube. O elenco volta aos treinos nesta quinta-feira (14), a partir das 13h. A autorização foi dada pela Prefeitura, desde que o time cumpra as regras sanitárias estabelecidas pelo governo do estado para a volta das atividades. Em comunicado no final da tarde de hoje, quarta-feira (13), a diretoria do Brusque confirmou que o prefeito Jonas Paegle assinou a autorização, conforme estabelecido pela...
Continuar lendo...

Corrida e caminhada Rotary Contra a Diabetes será dia 20 de outubro

O Rotary Clube Brusque promove no próximo dia 20 a terceira edição da corrida e caminhada “Rotary contra a Diabetes”. Este ano, o objetivo da corrida é arrecadar fundos para tratamento de pacientes do Hospital Dom Joaquim, com lesões nos pés, provocadas pela Diabetes. A ação será feita em parceria com a Associação Brusquense de Medicina (ABM). O coordenador do evento é o médico...
Continuar lendo...

Governo emite nota para justificar Moisés em festa sem máscara

O governo do estado de Santa Catarina emitiu uma nota oficial ontem, domingo (7), para explicar a presença do governador Carlos Moisés em uma festa seM máscara. O evento foi em um hotel na cidade de Gaspar, no final de semana. Nas imagens, ele conversa com um grupo de pessoas sem utilizar o ítem de proteção. As imagens circularam em redes sociais e foram amplamente divulgadas pela imprensa, gerando inúmeras críticas, principalmente dos...
Continuar lendo...