Prefeitura promove seminário sobre os direitos da pessoa com deficiência

A Prefeitura de Brusque promoveu, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef), o 2º Seminário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado na noite de terça-feira (27), na Uniasselvi, e contou com representantes da Secretaria de Assistência Social, Educação, e de outras entidades ligadas à inclusão e garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

O tema este ano foi “Recriando realidades, narrativas de resiliência, e vivências de superação”, com o objetivo de superação às limitações e participação social, educacional e profissional, com foco, sobretudo na interação social dos PCD’s (Pessoas com Deficiência).

A abertura do evento foi realizada pela presidente do Comdef, Liliane Bernardes, que destacou a importância da iniciativa. A pedagoga com especialização em neuropsicopedagogia, Elizete das Neves Corrêa Martins, que representou a secretária da Educação, Eliani Buemo, ressaltou que foi uma noite importante de discussão e reflexão, principalmente no que se refere a situações de autismo e pessoas especiais.

Já o secretário de Assistência Social e Habitação, Deivis Junior, lembrou de todo o trabalho que a secretaria vem realizando com o viés da inclusão. “Um exemplo é o BPC (Benefício da Prestação Continuada) são R$ 11 milhões da secretaria investidos nessa questão, oriundos de recursos federais. Além de estarmos preocupados em manter os direitos, temos que ter um olhar voltado também aos investimentos nessa área”, destacou, lembrando que em 2020 o Fundo de Assistência Social e Habitação terá um incremento de 60% em relação a este ano.


Sobre o evento
A programação teve início com a palestra da médica Mayara Cantalice Vogel da Silva, graduada em medicina pela Furb, ela atua como neurologista em Brusque e comentou sobre casos de incidência de autismo. “A cada quatro casos de meninos, ocorre um de meninas”, abordou.

Na sequência, também abordaram o tema representantes da Unidunitê, Apae, Ama, entre outros, e houve a realização de uma mesa redonda com debate sobre o autismo e seus aspectos. Um dos pontos altos do evento foi a abordagem e experiência vivida por pais de pessoas com deficiência, que emocionaram a todos com suas e histórias. 

A palestrante Caroline Krieger representou pessoas com deficiência motora. Outro destaque foi a exposição das experiências de integração e inclusão dos PCD’s na empresa Irmãos Fischer. Por fim, Thiago Antonio Fagundes de Oliveira, presidente da Associação de Apoio aos Surdos de Joinville e Região, proferiu palestras sobre a vivências de superação como pessoa com deficiência auditiva, já Jairton Fabene Domingos, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), abordou sobre os desafios como deficiente visual.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Policiais Militares passam a usar câmeras individuais

Na tarde desta quarta-feira(28) aconteceu no 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque a apresentação de mais um elemento que contribuirá na segurança da comunidade. Trata-se da Câmera Policial Individual um dispositivo que produzirá imagens durante as ocorrências policiais. O Major, Heintje Heerdt, informou que o mecanismo é pioneiro no país. “Já foram feitos alguns testes em outros estados, mas da...
Continuar lendo...

Defesa Civil divulga aviso meteorológico

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulgou aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual, no final da manhã de quarta-feira (13). Assinado pela meteorologista Carolina Kannenberg, o boletim informa sobre temporais e chuva volumosa até o meio dia de sexta-feira (15).  Conforme a previsão, a instabilidade do tempo afetará todo o Estado entre a tarde e a noite de hoje (13). A atuação de áreas...
Continuar lendo...

Mulher é encaminhada ao hospital após cair de dois metros de altura

Por volta das 11h17 desta sexta-feira (18) a guarnição dos Bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência de acidente de trabalho na Avenida Rodrigues Alves. No local, os Bombeiros encontraram uma mulher, 19 anos, que caiu de uma altura de aproximadamente 2 metros. Ela não apresentava lesões aparente, mas dizia ter ânsia de vômito. Após procedimentos a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Azambuja para...
Continuar lendo...