Homem que bateu e abandonou cão de estimação é condenado

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou um homem por dano moral e ambiental coletivo, após comprovação de sua responsabilidade na prática de agressões e maus-tratos contra o próprio animal de estimação - um cão da raça Poodle - em ambiente doméstico. O cachorro sofreu diversas lesões e foi abandonado em via pública, sem qualquer auxílio ou alimento, até ser socorrido pela Associação Gasparense de Amparo e Proteção aos Animais (Ágapa).

O caso ganhou repercussão em órgãos de comunicação e redes sociais da cidade, revoltou moradores da região e motivou a propositura de ação civil pública ambiental pelo Ministério Público, com pleito de reparação por dano moral e ambiental coletivo mais danos materiais, em favor da ONG, que gastou cerca de R$ 1 mil no tratamento de "Baby", nome do bicho. Em 1º grau, a ação foi julgada improcedente.

"Não há dúvidas que o cãozinho (...) foi vítima de maus-tratos e que o caso gerou grande repercussão na cidade de Gaspar, revoltando os munícipes pela sensação de impunidade. É que o meio ambiente, do qual os animais fazem parte, é um bem de todos e sua agressão causa um sentimento de perda em toda a coletividade, razão pela qual a configuração do dano moral coletivo é plenamente aceitável", interpretou o desembargador Rodolfo Tridapalli, relator da apelação interposta pelo MP na 4ª Câmara de Direito Público do TJ, ao reformar parcialmente a sentença da comarca de origem. O colegiado estipulou o dano moral coletivo em R$ 3 mil.

Os desembargadores, contudo, mantiveram decisão anterior que julgou extinto o processo em relação ao pleito de ressarcimento dos danos materiais formulado pelo MP em favor da Ágapa. Neste caso, juiz e desembargador concordaram que a promotoria não detém legitimidade para pleitear a restituição do valor, que deverá ser requerida pela própria ONG em ação específica.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Carro bate contra poste no Águas Claras

Um homem de 49 anos de idade ficou ferido ao bater de carro contra um poste na Rua Augusto Klapoth, Bairro Águas Claras, em Brusque. O acidente foi registrado por volta de 21h09 deste sábado (21). De acordo com o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, ele estava em uma Ecosport de cor vermelha. A vítima apresentava ferimentos pelo corpo e pressão arterial elevada. O homem foi levado para o pronto socorro do hospital.
Continuar lendo...

Escola Paquetá é campeã regional do Moleque Bom de Bola

A Escola de Ensino Fundamental Paquetá foi a grande campeã da fase regional do Moleque Bom de Bola na modalidade de futebol de campo feminino. A competição foi realizada em São João Batista. Para ficar com o título, as meninas brusquenses superaram Timbó (3 a 0) e Balneário Piçarras (2 a 0). Com a conquista, o time dirigido pelo treinador Emílio Rosa agora vai representar Brusque na fase estadual da...
Continuar lendo...

Ônibus do Tubarão é apedrejado quando saía de Brusque

O ônibus que transportava a torcida do Tubarão foi apedrejado assim que saia de Brusque após a partida no Estádio Augusto Bauer, na tarde deste domingo (10). O fato aconteceu por volta de 18h, na Avenida Beira Rio, região do Bairro Santa Rita. Não houve feridos. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a ação movimentou viaturas, que foram acionadas e se deslocaram pelos arredores em busca de suspeitos. Nenhum foi localizado. Apesar do susto, os passageiros...
Continuar lendo...