Inaugurada a Praça Imigrantes da Polônia

A Prefeitura de Brusque, em parceria com a Fundação José Walendowsky, inaugurou neste sábado (24), no Jardim Maluche, a praça Imigrantes da Polônia. Na ocasião, também foram inauguradas as esculturas o "Semeador" e "O Batismo" que retratam um pouco da história e cultura dos imigrantes poloneses.

O evento faz parte da comemoração dos 150 anos da imigração polonesa no Brasil (1869/2019) e envolveu diversas autoridades, entre elas o prefeito e vice de Brusque, Jonas Paegle e Ari Vequi, respectivamente, além do presidente da Braspol nacional, Rizio Wachwovicz, e dos presidentes da Fundação José Walendowsky, João Paulo Walendowsky, e o de honra, Ivan Walendowsky.

O prefeito de Brusque ressalta que trata-se de uma área de 8 mil metros quadrados que representa um ponto importantíssimo da história de Brusque. "Por isso merece esse marco, porque só estamos aqui porque pessoas como os poloneses, alemães e italianos, que vieram num momento difícil e de sacrifícios, construíram a nossa história" ressalta.

Para Ari Vequi, vice-prefeito de Brusque, o espaço valoriza a presença dos poloneses na cidade. "Que todos os poloneses e imigrantes que vierem ao Brasil e a este local possam se sentir em casa. É uma forma de Brusque acolher e reconhecer a importância da colonização polonesa em nossa cidade".

O presidente da Braspol nacional, Rizio Wachwovicz, diz que se sente privilegiado de estar na cidade num momento festivo como esse. "Posso dizer que sou um predestinado de estar aqui, hoje, congratulando com todos, as lembranças de uma imigração polonesa, num momento trágico, em que nossos ancestrais vieram em busca de pão e liberdade", ressalta.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Escolas recebem novos computadores

A Prefeitura de Brusque realizou nesta sexta-feira (7) a entrega de novos computadores para os alunos das escolas Dr. Carlos Moritz (Santa Luzia) e Ayres Gevaerd (Volta Grande). Conforme explica a secretária da E ducação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, a entrega dos computadores são resultados do projeto que existe na rede que, inclusive, já foi premiado no programa “Cidades Digitais”. Ela comenta que os novos computadores vão...
Continuar lendo...

Mulher é socorrida após derrubar poste com carro

Por volta das 05h deste domingo (15), o Corpo de Bombeiros de Brusque foi acionado para o atendimento de uma colisão carro x poste na Rua Pedro Hoerner, Bairro São Pedro. No local, foi constatado que a vítima ainda estava dentro do carro, o qual derrubou o poste. Segundo os socorristas, a fiação estava sobre o veículo. Eles orientaram a motorista, de 31 anos, que permanecesse no interior do veículo até a chegada da...
Continuar lendo...

Cerca de 1500 doses foram aplicadas no Dia D de Vacinação contra o Sarampo

Cerca de três mil pessoas participaram do Dia D da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, realizado no sábado (15). Foram aplicadas 1449 doses, sendo 346 da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), 440 contra febre amarela e 663 demais vacinas. De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes, o resultado do Dia D foi positivo. “A população procurou as unidades para...
Continuar lendo...