Praça em homenagem a imigração Polonesa no Brasil

O próximo fim de semana será de festa em Brusque. O motivo são as comemorações em alusão aos 150 anos da Imigração Polonesa no Brasil, realizadas pela Fundação José Walendowsky, com apoio do Poder Público Municipal e da Fundação Cultural de Brusque.

A programação inicia na sexta-feira (23), às 19h30, na Casa de Brusque, com o lançamento do livro “Uma Geografia (e outras histórias) para os polacos”, escrito por Maria do Carmo Ramos Krieger Goulart.

No sábado (24), às 11h, será realizada a inauguração da Praça Imigrantes da Polônia e do Marco dos 150 anos da Imigração Polonesa no Brasil. A praça foi construída em um terreno do município, com mais de oito mil metros quadrados, na rua Francisco Sassi, bairro Jardim Maluche.

A praça conta com duas esculturas do artista David Rodrigues em granito cinza, cujo material bruto foi doado pela Prefeitura. A primeira obra é inspirada em uma escultura do polonês Jan Zak, que depois de se naturalizar brasileiro ficou conhecido como João Zacco Paraná. É uma réplica da escultura “O Semeador”, que simboliza a cultura, as tradições e a força do trabalho dos poloneses.

Já a segunda obra simboliza o batizado do menino Estevão Sienovski, que nasceu em 1869, ainda no navio que trouxe para Brusque as primeiras 16 famílias de imigrantes poloneses. Ele foi batizado pelo Padre Gattone no dia 25 de agosto do mesmo ano.

Ainda no sábado, às 20h30, será realizado um show com a Banda Wotosatki, da Universidade Politécnica de Kielce, na Polônia. O local escolhido para o evento foi o teatro da Paróquia São Luís Gonzaga. O ingresso custa R$ 20.

Para encerrar a programação será realizada uma missa em Ação de Graças, na Sociedade Beneficente e Recreativa Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha, às 10h. Na sequência, às 11h30, o público pode conferir o lançamento do Selo Comemorativo aos 150 anos da Imigração Polonesa no Brasil.

A programação conta ainda com brinde e degustação de vodka polonesa, às 11h45, seguido de Show Gourmet com apresentações culturais. O investimento é de R$ 40. Os ingressos podem ser adquiridos no Escritório WDCom, no Edifício Luiz Albani. Mais informações pelo fone 47 3355-5555.

De acordo com o prefeito, Jonas Paegle, Brusque tem muito respeito e admiração por seus imigrantes e os poloneses fazem parte desta história. “Nosso reconhecimento a Fundação José Walendowsky - criada para preservar a cultura polonesa no município e responsável pela realização desta programação festiva”, destaca.

O vice-prefeito,  Ari Vequi, ressalta a importância dos imigrantes para a identidade do município. “Precisamos manter viva a memória dos nossos antepassados. Ficamos muito felizes em fazer parte desta comemoração”, comenta.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Por recomendação do MPSC, servidor é exonerado por apresentar diploma falso

O presidente da Câmara de Vereadores de Brusque acatou Recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e exonerou um servidor nomeado com o grau de escolaridade exigido para o cargo atestado por diploma falso.  A recomendação foi expedida pelo Promotor de Justiça Daniel Westphal Taylor após apurar representação, feita por meio da Ouvidoria de MPSC, informando que o Assessor de Gabinete, nomeado em...
Continuar lendo...

Carro colide contra árvore durante a madrugada

Nesta quinta-feira (11), por volta das 4h29 o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência na avenida Arno Carlos Gracher, Centro de Brusque. No local, foi constatado tratar-se de uma colisão de carro contra árvore, envolvendo o veículo Celta, de cor prata, placas de Brusque. O veículo era conduzido por um homem de 23 anos de idade que se encontrava  fora do veículo, deambulando no local, consciente e orientado, com sinais vitais...
Continuar lendo...

Previsão do tempo segunda-feira (27)

Áreas de instabilidade formadas pela passagem de uma frente fria oceânicas associadas as altas temperaturas, favorecem pancadas isoladas de chuva que podem vir acompanhadas de temporais do Meio Oeste ao Litoral do estado a partir desta tarde. No Extremo Oeste e Oeste o dia será do sol entre nuvens. Já as temperaturas vão subir em todas as regiões e passam dos 30 graus nesta segunda-feira. Em Brusque uma chuva calma pode ser registrada durante a...
Continuar lendo...