Ex-secretário Regional de Brusque é condenado por fraude a licitação

O ex-Secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque Jones Bósio e o ex-Gerente Regional de Cultura, Esporte e Turismo Carlos Arnoldo Queluz foram condenados a três anos em regime aberto e ao pagamento de multa no valor de 13 salários mínimos por fraude a licitação. A decisão, de 7 de agosto, atendeu a pedido da ação penal ajuizada pelo Promotor de Justiça Daniel Westphal Taylor.

Em novembro de 2013, o então Secretário Regional de Brusque foi procurado pela representante da Associação Coral Santuário de Azambuja em busca de apoio financeiro para a realização de um evento, o "Concerto Luzes de Natal". Bósio, então, solicitou que a representante da Associação apresentasse um orçamento, o que foi feito, e posteriormente R$ 13 mil foram depositados na conta da entidade.

Todavia, o que os membros da Associação Coral do Santuário Azambuja não sabiam é que, para legitimar o repasse desses R$ 13 mil, Jones Bósio determinou que o Gerente de Cultura, Esporte e Turismo da Secretaria forjasse a existência de uma licitação.

Ao investigar os fatos, a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brusque apurou serem falsas todas as assinaturas dos supostos concorrentes ao processo licitatório. De acordo com os documentos da licitação forjada, teriam sido convidados a participar do certame, além da entidade vencedora, uma pessoa física e outra pessoa jurídica. Todos os supostos participantes só souberam da licitação no momento em que prestaram depoimento ao Ministério Público.

As condutas de Jones Bósio e de Carlos Arnoldo Queluz se enquadram no crime de fraude à licitação, tipificado no artigo 90 da Lei n. 8.666/93. Diante dos fatos e das provas apresentados pelo Ministério Público, o Juízo da Vara Criminal da Comarca de Brusque julgou a denúncia procedente. A pena de prisão de cada um dos réus foi substituída pelo pagamento de mais 10 salários mínimos e prestação de serviços comunitários.

A decisão é passível de recurso.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Casos suspeitos de sarampo importados são registrados em Brusque

A cidade de Brusque registrou nos últimos dias três casos suspeitos do sarampo. Todos os pacientes estiveram recentemente no Estado de São Paulo, que hoje concentra a maioria absoluta de registros da doença no Brasil. Uma das suspeitas já foi descartada e dois, aguardam exames que estão sendo feitos pelo Laboratório Central da Diretoria Estadual de Epidemiológica Sanitária (DIVE). Mesmo sendo sem a confirmação e, por...
Continuar lendo...

Padre Fábio de Melo fará 11 shows antes de parar com a carreira musical

O padre Fábio de Melo anunciou recentemente que vai parar de fazer shows no fim de 2019, trabalho que chama de “evangelização pela música”. No entanto, para quem sentirá saudades do sacerdote nos palcos ou ainda não o assistiu pessoalmente, ele ainda fará onze apresentações em oito Estados brasileiros até o ano terminar, com a turnê do seu álbum “O Amor Me Elegeu”. ​Em São...
Continuar lendo...

Motorista toma grande susto ao cair em buraco

Uma cena curiosa chamou atenção de quem trafegava pela Rua Itajaí, no Bairro Sete de Setembro, em Gaspar, nesta tarde desta quinta-feira (29). Um veículo Sportage foi, literalmente, engolido por um buraco naquela via. De acordo com reportagem do Jornal Cruzeiro do Vale, apesar do susto, o motorista não se feriu. Além disso, moradores e pessoas que utilizam a via têm reclamado de buracos constantes naquele trecho. Ainda segundo a reportagem,...
Continuar lendo...