Ex-secretário Regional de Brusque é condenado por fraude a licitação

O ex-Secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque Jones Bósio e o ex-Gerente Regional de Cultura, Esporte e Turismo Carlos Arnoldo Queluz foram condenados a três anos em regime aberto e ao pagamento de multa no valor de 13 salários mínimos por fraude a licitação. A decisão, de 7 de agosto, atendeu a pedido da ação penal ajuizada pelo Promotor de Justiça Daniel Westphal Taylor.

Em novembro de 2013, o então Secretário Regional de Brusque foi procurado pela representante da Associação Coral Santuário de Azambuja em busca de apoio financeiro para a realização de um evento, o "Concerto Luzes de Natal". Bósio, então, solicitou que a representante da Associação apresentasse um orçamento, o que foi feito, e posteriormente R$ 13 mil foram depositados na conta da entidade.

Todavia, o que os membros da Associação Coral do Santuário Azambuja não sabiam é que, para legitimar o repasse desses R$ 13 mil, Jones Bósio determinou que o Gerente de Cultura, Esporte e Turismo da Secretaria forjasse a existência de uma licitação.

Ao investigar os fatos, a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brusque apurou serem falsas todas as assinaturas dos supostos concorrentes ao processo licitatório. De acordo com os documentos da licitação forjada, teriam sido convidados a participar do certame, além da entidade vencedora, uma pessoa física e outra pessoa jurídica. Todos os supostos participantes só souberam da licitação no momento em que prestaram depoimento ao Ministério Público.

As condutas de Jones Bósio e de Carlos Arnoldo Queluz se enquadram no crime de fraude à licitação, tipificado no artigo 90 da Lei n. 8.666/93. Diante dos fatos e das provas apresentados pelo Ministério Público, o Juízo da Vara Criminal da Comarca de Brusque julgou a denúncia procedente. A pena de prisão de cada um dos réus foi substituída pelo pagamento de mais 10 salários mínimos e prestação de serviços comunitários.

A decisão é passível de recurso.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Adolescente é socorrida após ser atropelada na Beira Rio

Por volta das 18h48 deste domingo (25), a guarnição do ASU-431 foi acionada  para o atendimento de um atropelamento na avenida Bepe Roza (Beira Rio), centro. O condutor do veículo Chevrolet Cobalt, cor branca, placas  de Brusque, um homem  de 62 anos de idade, nada sofreu. A vítima, uma adolescente de 16 anos de idade, encontrava-se deitada na via, consciente e orientada. A mesma apresentava contusão e referia dores na região do...
Continuar lendo...

“Quero deixar claro que os maiores responsáveis pela vitória são os atletas”

O Brusque FC entrou em campo neste domingo em casa, no estádio Augusto Bauer para mais uma rodada da Copa Santa Catarina. O adversário foi mais uma vez o Marcílio Dias, e novamente o Bruscão conseguiu a vitória, vencendo pelo placar de 3 a 1. O técnico Jerson Testoni, o Jersinho, avaliou a partida em entrevista coletiva no final do jogo. De acordo com ele mais uma vez o grupo criou um bom volume de jogo. “Foi uma partida bem difícil, no...
Continuar lendo...

Homem é preso por furto e descumprir medida protetiva

Nesta quinta-feira (12), por volta das 07h27min, a Polícia Militar de Brusque deteve um homem (38 anos) por furto, descumprimento de medida protetiva de urgência e dano. Após receber informação de que um homem havia subtraído uma bicicleta e estaria defronte um estabelecimento comercial, localizado na rodovia Antônio Heil, bairro Centro, a guarnição da Polícia Militar realizou rondas e localizou o suspeito, sendo encontrada...
Continuar lendo...