Câmara de Guabiruba se prepara para rever o Plano Diretor

Na noite de terça-feira, 13, foi realizada na Câmara de Vereadores de Guabiruba a segunda sessão ordinária de agosto, dessa vez presidida pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) em decorrência da ausência da presidente e vereadora Rosita Kohler para tratamento de saúde.

Na oportunidade, cinco vereadores utilizaram o espaço da palavra livre. Com relação à ordem do dia foram apreciados e votados um requerimento e uma moção de congratulações, além das contas do prefeito serem baixadas para suas respectivas comissões.

O vereador Harri Westarb Neto (DEM) solicitou melhorias na pavimentação de lajotas da rua Sebastião Boos e também a pintura do meio-fio em amarelo em um trecho da Rua José Dirschnabel para proibir estacionamentos em um dos lados da via, atendendo solicitações de moradores.

Godo também comentou a aprovação de uma Moção de Congratulações destinada à carateca guabirubense Júlia Maiara dos Santos, pela conquista de uma medalha de ouro na edição deste ano dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

O vereador Valdeci Gomes Ferreira (Progressistas) comentou sobre algumas solicitações de instalações de lixeiras na cidade, segundo o parlamentar isso só não resolveria o problema, seria necessário um grande processo de conscientização por parte da comunidade. Ele descreveu sua rotina como funcionário público responsável pela supervisão das roçadas no município relatando a quantidade de lixo como plástico, garrafas long neck de cerveja e fezes de animais são jogados em vias públicas e calçadas.

Felipe Eilert dos Santos (PT) comentou sua indicação solicitando junto a GBTRAN para que em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros elabore e forneça um relatório completo dos acidentes de trânsito em Guabiruba, durante os últimos 12 meses, bem como os locais e possíveis causas dos mesmos. O parlamentar também ressaltou a importância da conscientização porque certamente muitos dos acidentes ocorridos são evitáveis.

Waldemiro Dalbosco destacou o início da tramitação na casa da Prestação de Contas do Prefeito referente ao exercício 2018. O parlamentar também evidenciou que uns dos principais temas cobrados pela comunidade e empreendedores é a aprovação do Plano Diretor de Guabiruba, destacando reunião que aconteceu com membros do executivo para alinhar os últimos pontos e alterações propostas na Câmara Municipal.

O vereador também comentou em seu pronunciamento que finalmente após uma década algumas das calçadas da Rua Brusque estão sendo adequadas no que diz respeito à questão de mobilidade. 

Haliton Kormann (MDB) entre os vários temas destacados em seu pronunciamento um teve destaque, o parlamentar solicitou o envio de uma Moção de Repúdio a todo bancada catarinense no Congresso Nacional, mostrando a indignação dos vereadores com relação a possibilidade do aumento de verbas para o Fundo Partidário.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Comandante Geral PMSC afirma que o modelo cívico militar nas escolas deve ser implantado em 2020 ou 2021

Na tarde de quarta-feira (20) o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes esteve em Brusque. Ele participou de algumas atividades e também aproveitou o momento para falar sobre a implantação do modelo cívico militar nas escolas. Ele explicou que o projeto ainda está em analise. “Esse programa está na fase final de avaliação, e será ai que vamos considerar se ele inicia em 2020...
Continuar lendo...

Choque de veículo em barranco deixa uma pessoa ferida

Na noite dessa segunda-feira (30), por volta das 23h45, a guarnição do Corpo de Bombeiros deslocou-se até a estrada geral do Ribeirão do Mafra, bairro Cedro Grande, para atendimento de uma colisão carro contra barranco. No local estava uma das vítimas, um homem de 57 anos de idade que conduzia o veículo Fiat Uno, de cor prata, placas de  Brusque, consciente e orientado, deambulando pelo local, recusou encaminhamento ao hospital por...
Continuar lendo...

150 anos da Imigração Polonesa no Brasil

O município de Brusque vive um final de semana especial. Diversas foram as atividades realizadas voltadas para comemoração dos 150 anos da Imigração Polonesa no Brasil.  Em 1869 chegam à Colônia Brusque, 16 famílias polonesas (64 pessoas), vindas da Alta Silésia, das terras polonesas. Neste domingo (25) na Sociedade e Recreativa Santos Dumont no Bairro Santa Terezinha foi dada continuidade as festividades. Uma missa em...
Continuar lendo...