Golpistas estão se passando por servidores da Receita Federal

Golpistas estão utilizando o nome da Receita Federal para tirar dinheiro de forma criminosa. Eles se passam por servidores do órgão federal, fazendo a captação das possíveis vítimas através de telefone ou aplicativos de mensagens para celular.

A informação foi confirmada pelo chefe da agência Brusque da Receita, Charleston Braz da Silva Araújo, durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade desta segunda-feira (12). Segundo ele, nos contatos, os golpistas enviam propostas de disponibilizar produtos apreendidos pela Receita para que essas entidades comercializem e arrecadem fundos para suas manutenções. Esse tipo de ação é realizado pela Receita Federal, porém mediante cadastro prévio dos interessados.

O golpe se dá quando a pessoa do outro lado afirma que há uma grande quantidade de produtos, mas a entidade interessada deve pagar um valor em dinheiro para que os itens sejam transportados. A Receita federal não cobra para transportar os produtos apreendidos cedidos a entidades e instituições, afirma Charleston.

“Caso a entidade venha a ser beneficiada, ela vai saber publicamente através do processo. Aí, então, ela vai buscar a mercadoria. Se for em um lugar próximo à entidade, nós mandamos um caminhão próprio, com servidor. Não existe essa história de pagar o transporte, é todo público. Somos, inclusive, auditados pelo Tribunal de Contas da União e tudo”, frisa ele.

O golpe não é recente. De acordo com o chefe da agência Brusque, há, pelo menos, seis anos existem situações verificadas.

“Temos todo o comunicado à polícia, temos fotos de um dos integrantes. Às vezes, se você conseguir enganar uma entidade e tirar delas R$ 4 ml já tá valendo (para o golpista”, destaca Charleston.

Entidades interessadas em ser beneficiadas pelos produtos apreendidos pela Receita Federal podem se inscrever para isso. Além do cadastro no site do órgão (www.receita.fazenda.gov.br) ou direto na agência da cidade. No caso de Brusque, ela está situada na Rua Rodrigues Alves, 130, no Centro.

Charleston afirma que a Receita federal não envia e-mails ou faz contatos sobre serviços do órgão por mensagens de celular ou aplicativos.,

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

34ª Fenarreco terá city tour durante os dez dias de festa

A 34ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) inicia na quinta-feira (10). Neste ano, o evento mais tradicional do município terá uma novidade: o city tour no Dindinho. O veículo sairá do Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof e passará por pontos turísticos de Brusque durante os 10 dias de festa. Emprestado por Balneário Camboriú, por meio de uma parceria entre as prefeituras, o Dindinho têm capacidade para 32...
Continuar lendo...

Limeira Alta, Zantão e Emma II inauguram UBS's mês que vem

Aguardada há muito tempo pelos moradores, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Limeira Alta deve ser inaugurada ainda este ano. A previsão é de que isso ocorra já no mês de outubro. Palavras do vice-prefeito Ari Vequi, em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade desta quinta-feira (26). “Já foram colocados todos os móveis, equipamentos de dentistas. Em, seguida virá a do Emma II e depois a do Zantão....
Continuar lendo...

Acidente grave entre carro e caminhão na rodovia Gentil Battisti Archer

Um grave acidente foi registrado por volta das 15h desta segunda-feira (2) na rodovia Gentil Battisti Archer, proximidades da UPA. O choque envolveu um veículo GM Celta de cor preta, placas de Blumenau e um caminhão VW 24.250, de cor branca, placas de Brusque.  O motorista do caminhão informou à reportagem da Rádio Cidade que foi ultrapassar um caminhão que estava no acostamento e o Celta veio no sentido contrário e atingiu a lateral...
Continuar lendo...