18º BPM adquire aparelho para medir a película dos veículos

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (08) no 18º Batalhão de Polícia Militar(BPM) de Brusque a apresentação de um novo equipamento que irá contribuir no trabalho da Polícia Militar. O Luxímetro é um aparelho usado para medir a película dos veículos.  

O subcomandante do 18º BPM, Major, Heintje Heerdt, salientou a motivação da aquisição do equipamento. “É uma questão de segurança pública, por exemplo, os roubos, os meliantes usam quase que na maioria carros com películas muito escuras, para dificultar o reconhecimento da polícia, e outra situação são os acidentes de trânsito com o uso irregular das películas, ela prejudica a visibilidade, principalmente noturna”, frisou ele.

O major explica que o uso do aparelho será principalmente em situações de blitz. Conforme ele o equipamento não é tão prático para usar em qualquer abordagem.

Conforme Conselho Nacional de Trânsito (Contran) cada vidro do veículo tem que possuir uma capacidade mínima de transmissão luminosa: O sargento Rodnei explicou que o para-brisa e vidros laterais dianteiros (motorista e passageiro da frente) devem possuir uma capacidade mínima de 70% (se o vidro for incolor) e 75% (se vidro for colorido) e os vidros traseiros laterais e vidro traseiro o limite é de 28% de transmissão luminosa.

A infração é grave, com multa de R$ 195,00 e cinco pontos na carteira.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões