Sessão da Câmara recebe comitiva de Karlsdorf-Neuthard

A Câmara de Vereadores de Guabiruba retomou os trabalhos após o recesso e na sessão ordinária desta terça-feira (6) recebeu dois representantes da cidade alemã de Karlsdorf-Neuthard como parte das ações do Programa Parcerias Municipais pelo clima. Benjamin Ziefuss e Roland Milani foram recebidos pela presidente do Legislativo, vereadora Rosita Kohler e teve ainda a presença do prefeito guabirubense, Matias Kohler. 

Segundo o prefeito Matias, foi momento para colocar os vereadores a par da parceria pelo clima que Guabiruba está participando junto com a cidade co-irmã da Alemanha e a importância do projeto em si é latente, visível e necessário, justamente pelas alterações climáticas que o mundo vem atravessando nos últimos anos, “e que para nós do Brasil, parece um tanto distante, mas é desnecessária esta preocupação”, disse o prefeito.

O palestrante de Karlsdorf-Neuthard, uma cidade pequena, com cerca de 10 mil habitantes, mostrou uma arquitetura interessante dos prédios e residências da cidade alemã, mostrando detalhadamente como ela é projetada, quais medidas estão sendo adotadas para explorar de forma eficiente os recursos e dotá-la de recursos que respeitam as questões climáticas, em especial a escola Santa Elisabeth, administrada pelo orador da noite.

Ele mostrou que a escola foi construída com uma fachada de madeira no exterior e em alvenaria na parte interna, criando um vácuo entre as duas estruturas, facilitando o aproveitamento da luz. A cidade alemã mostra algumas características curiosas, como o estacionamento de veículos sobre calçadas, com espaço para a passagem de pedestres e uma via compartilhada por veículos e bicicletas de forma harmoniosa.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões